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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Proposta de uma sequência didática para o estudo do movimento orbital
metadata.dc.creator: Vasconcelos, Agenildo Alves de
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Hidalyn Theodory Clemente Mattos de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Erlânia Lima de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, José Ronaldo Pereira da
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Francisco Ernandes Matos
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Erlânia Lima de
metadata.dc.contributor.referee4: Souza, Hizalyn Theodory Clemente Mattos de
metadata.dc.description.resumo: A astronomia, desde a antiguidade, deslumbra atenção por ser um tema que desperta curiosidades. Observar o céu sempre foi algo esplêndido em diversas culturas, que através de suas observações eram capazes de descrever uma ampla quantidade de fenômenos e eventos astronômicos. O objetivo geral deste estudo foi propor uma sequência didática para o estudo do movimento orbital aos professores de Física e Ciências para que os mesmos possam trabalhar com conceitos de Física usando preceitos da Astronomia, já nos primeiros anos do Ensino Fundamental maior ou em qualquer ano do Ensino Médio, especificamente diagnosticando os “subsunçores”, através de uma proposta na qual os alunos demonstrassem, por meio de um texto dissertativo, desenhos, gráficos, conceitos a respeito de temas de Astronomia a partir de palavras motivadoras. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa e sua escolha foi pensada porque seria mais fácil descobrir, tendo contato direto com os alunos e por meios da colaboração do professor titular, os conhecimentos prévios que os mesmos tinham com relação à componente curricular de Física. O roteiro da instrumentalização da pesquisa consistiu na entrevista descritiva. A intervenção sintetiza-se em uma sequência didática, constituída por cinco oficinas com cinquenta minutos de duração cada. Os resultados apontam que a maioria dos alunos tem uma base fragmentada e fragilizada com relação aos conceitos de Astronomia e Física, demonstrados também nas entrevistas. Após a aplicação do produto, pode-se realçar alguns pontos positivos, como as indagações e curiosidade de alunos, com discussões ricas, e outro ponto foi a participação maciça dos alunos. Concluindo, apesar de alguns pontos positivos terem sido apontados na pesquisa, pode-se perceber que os resultados esperados não superaram as expectativas do presente pesquisador, principalmente por entender que a aprendizagem é um processo complexo.
Abstract: Astronomy, since antiquity, dazzles attention for being a subject that arouses curiosities. Observing the sky has always been splendid in many cultures, which through their observations were able to describe a wide range of astronomical events and phenomena. The general objective of this study was to propose a didactic sequence for the study of the orbital movement to the physics and science teachers so that they can work with concepts of Physics using precepts of Astronomy, already in the first years of elementary school or in any other year of High School, specifically diagnosing the “subsunçores”, through a proposal in which the students demonstrated, through an essay text, drawings, graphs, concepts about Astronomy themes based on motivating words. The method used was qualitative research and its choice was thought out because it would be easier to discover, having direct contact with students and through the collaboration of the professor, the previous knowledge they had in relation to the curriculum component of Physics. The script for the instrumentalization of the research consisted of a descriptive interview. The intervention is synthesized in a didactic sequence, consisting of five workshops with a duration of fifty minutes each. The results show that most students have a fragmented and weakened base in relation to the concepts of Astronomy and Physics, also demonstrated in the interviews. After applying the product, some positive points can be highlighted, such as the inquiries and curiosity of students, with rich discussions, and another point was the massive participation of students. In conclusion, although some positive points have been pointed out in the research, it can be seen that the expected results did not exceed the expectations of the present researcher, mainly because he understands that learning is a complex process.
Keywords: Aprendizagem Significativa
Ensino de Astronomia
Softwares Educativos
Meaningful Learning
Astronomy teaching
Educational Softwar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Citação com autor incluído no texto: Vasconcelos (2020) Citação com autor não incluído no texto: (VASCONCELOS, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5440
Issue Date: 18-Feb-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

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