Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5448
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (eemtis) do ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba)
metadata.dc.creator: Soares, João Paulo
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Rafael Castelo Guedes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Erlânia Lima de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jusciane da Costa e
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Francisco Edcarlos Alves
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Leonardo Andrade de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como foco elaborar uma Componente Curricular de Astronomia e Astronáutica como Atividade Eletiva para ser utilizada em Escolas em Tempo Integral de Ensino Médio do Estado do Ceará com o objetivo de prepararem os alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia. Sobre os aspectos teóricos foram utilizados a aprendizagem significativa e sequência didática para a elaboração do material de apoio utilizado durante as aulas. Os objetos de conhecimento foram retirados do edital do concurso organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A elaboração dos objetos de conhecimento faz um apanhado geral da Astronomia com os seguintes assuntos: história da astronomia, sistema solar, galáxias, vida e morte das Estrelas e finalizando com a Cosmologia. Paralelo a este estudo acrescentou-se os objetos de conhecimento de Astronáutica: a exploração em Marte; programa espacial no Brasil; comunicação dos astronautas no espaço; veículos espaciais; órbitas de um satélite, a corrida espacial; o corpo humana no espaço e os ônibus espaciais. Os procedimentos metodológicos tiveram como base a avaliação do nível de proficiência e a taxa de reprovação dos alunos juntamente com a nota obtida pelos alunos na prova da OBA. Os resultados apresentaram indícios de aprendizagem no ensino de Astronomia e Astronáutica a partir dos indicadores avaliados. Além de preparar o aluno para a olimpíada, o material oferece um leque de conhecimento voltado a Educação Científica, motivando e incentivando os alunos a pesquisa científica.
Abstract: The present work focuses on the elaboration of a Curricular Component of Astronomy and Astronautics as an Elective Activity to be used in Full Time Schools in the State of Ceará in order to prepare students for the Brazilian Astronomy Olympics. On the theoretical aspects, significant learning and didactic sequence were used for the preparation of the support material used during classes. The objects of knowledge were removed from the invitation to tender organized by the Brazilian Astronomical Society (SAB). The elaboration of the objects of knowledge makes an overview of Astronomy with the following subjects: history of astronomy, solar system, galaxies, life and death of the Stars and ending with Cosmology. In parallel to this study, Astronautics knowledge objects were added: exploration on Mars; space program in Brazil; communication by astronauts in space; space vehicles; orbits of a satellite, the space race; the human body in space and space shuttles. The methodological procedures were based on the assessment of the level of proficiency and the failure rate of students together with the grade obtained by students in the OBA test. The results showed signs of learning in the teaching of Astronomy and Astronautics based on the evaluated indicators. In addition to preparing students for the Olympics, the material offers a range of knowledge focused on Science Education, motivating and encouraging students to scientific research.
Keywords: Ensino de Física
Educação Científica
Astronomia
Physics Teaching
Science education
Ast
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Citação com autor incluído no texto: Soares (2020) Citação com autor não incluído no texto: (SOARES, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5448
Issue Date: 19-Feb-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoãoPS_DISSERT.pdf6.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.