Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5460
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Como trabalhar a educação florestal na educação infantil: proposta de material didático
metadata.dc.creator: Barreto, Francisco Rodolfo da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Carlos José da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Castro, Vinicius Gomes de
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Vinicius Gomes de
metadata.dc.contributor.referee2: Diodato, Marco Antonio
metadata.dc.description.resumo: A utilização da educação ambiental vem sendo contraditório no que diz respeito a sua integração ao currículo base, sendo assim trabalhada de forma pontual, fragmentada e sem considerável participação comunitária. A educação florestal surge como mecanismo direcionador da educação ambiental, com o objetivo de proporcionar a direta interação do individuo com a floresta, propiciando o desenvolvimento da consciência ecológica para com a utilização e conservação do patrimônio florestal. O presente trabalho objetivou a elaboração de uma proposta de material didático de educação florestal, para ser utilizado com crianças da educação infantil (4 e 5 anos) como ferramenta de aprendizagem sobre a importância da floresta quanto aos benefícios ambientais, econômicos e sociais. Com o auxílio de Pedagogas formadoras municipais foi realizada a aplicação de questionários com professores (as) da educação infantil do município de Jaguaruna-CE, levantou-se informações sobre a utilização da educação florestal a nível municipal, a partir daí foi elaborado e avaliado o material didático composto de um livro ilustrado em feltro e um guia de utilização destinado ao professor (a). Em resposta aos questionários observou o desconhecimento do termo educação florestal por mais de 70% dos professores (as), mas em contra partida mais de 50% já aviam utilizado temáticas florestais no processo de aprendizagem das crianças. A totalidade dos professores (as) ressaltou a importância da utilização de materiais didáticos e que utilizariam um que abordasse a educação florestal. Na elaboração do material didático foram abordadas as seguintes temáticas: apresentação do engenheiro florestal, a problemática da degradação florestal, o reflorestamento como uma possível solução, a silvicultura, os bens e serviços ambientais das árvores e produtos florestais madeireiros e não madeireiros presentes no dia a dia, sendo todas expostas a partir de cenas retratadas em feltro possuindo diferentes texturas ao toque. O guia de utilização foi criado para propiciar sugestões e informações adicionais para os professores (as) realizaram a melhor utilização do material e para atender as sugestões dos professores (as), foi inserida ao guia utilização uma lista de atividades sugeridas para serem trabalhadas de maneira complementar ao material. O material foi aplicado em turmas da EI IV e V da faixa etária avaliada, ocorreu interação direta das crianças de ambas as idades com o material, além da utilização de atividades sugeridas por todas as professoras aplicadoras, que avaliaram positivamente a utilização e qualidade do material. As temáticas florestais são utilizadas na educação infantil, mas o termo educação florestal continua desconhecido, assim a elaboração do material didático de educação florestal é um uma importante ferramenta para popularização do termo e inserção de uma formação critica respeito da conservação e utilização sustentável do patrimônio florestal, além de apresentar o profissional engenheiro florestal e sua importância.
Abstract: The use of environmental education has been contradictory in regards to its integration into the basic curriculum, thus it has been worked in one-off, fragmented and without considerable community participation. Forest education emerges as a driving mechanism for environmental education, aiming to provide the individual's direct interaction with forest, promoting the development of ecological awareness towards the use and conservation of forest patrimony. The present work aimed to elaborate a proposal of didactic material for forest education, to be used with children of early childhood education (4 and 5 years) as a learning tool about the importance of the forest in terms of environmental, economic and social benefits. With the help of municipal educators, questionnaires were carried out with teachers of pre-school education in the municipality of Jaguaruna-CE. Information was collected on the use of forest education at the municipal level, then a didactic material composed of a book illustrated in felt and a guide of use intended for the teacher were created and evaluated. In response to the questionnaires, it was observed there was a lack of knowledge of the term forest education by more than 70% of teachers, but in contrast, more than 50% had already used forest themes in the process of learning children. The totality of the teachers emphasized the importance of the use of didactic materials and that would use one that approached forest education. In the elaboration of the didactic material, the following topics were addressed: forest engineer presentation, problems of forest degradation, reforestation as a possible solution, forestry, environmental goods and services of trees and forest products, timber and non-timber products present on daily routines, all of which showed by scenes depicted on felt having different textures to the touch. The users' guide was created to suggest and give additional information to teachers, in a way to improve the material utilization. Attending the teachers demand, a list of activities was included to complement the material. The material was applied in EI IV and V classes of the evaluated age group. There was a direct interaction of the children of both ages with the material, besides the use of suggested activities by all the teachers that tested the material. Teachers positively evaluated the use and quality of the material. Forest issues are used in early childhood education, but the term forest education remains unknown, so the development of didactic material for forest education is an important tool for the popularization of the term and the insertion of a critical training regarding the conservation and sustainable use of forest patrimony, besides presenting the professional forest engineer and its importance.
Keywords: Educação florestal
Material didático
Educação infantil
Educação ambiental
Forest education
Educational material
Early childhood education
Environmental education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Agrárias - CCA
Citation: Citação com autor incluído no texto: Barreto (2017) Citação com autor não incluído no texto: (BARRETO, 2017)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5460
Issue Date: 10-Oct-2017
Appears in Collections:Engenharia Florestal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FranciscoRSB_MONO.pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.