Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5536
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Letramento literário de alunos e alunas de pedagogia: entre os instrumentos e a formação
metadata.dc.creator: Silva, Maria Juliana de Macêdo
metadata.dc.contributor.advisor1: Pontes, Verônica Maria de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Albino Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Silvia Maria Costa
metadata.dc.description.resumo: Os baixos índices de compreensão leitora apresentados pelos estudantes brasileiros a partir de pesquisas e avaliações como o Programme for International Student Assessment (PISA), Retratos da Leitura no Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) leva a refletir sobre o processo de formação leitora dos estudantes, futuros professores e professoras da Educação Básica, uma vez que são esses os profissionais responsáveis por promover a formação leitora dos estudantes que são submetidos aos processos avaliativos já mencionados. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo é analisar o nível de compreensão leitora de narrativas ficcionais dos alunos e alunas do curso de Pedagogia, tendo como objetivos específicos: identificar as características da narrativa ficcional e sua relação com a formação leitora, construir um instrumento para diagnóstico da compreensão leitora de narrativas ficcionais e identificar o nível de compreensão leitora de narrativas ficcionais dos alunos e alunas de um curso de Pedagogia. Nesse sentido, para responder aos objetivos, o presente trabalho parte de uma pesquisa de métodos mistos, combinando abordagem qualitativa e quantitativa, orienta-se pela seguinte questão: como se encontra o nível de compreensão leitora literária dos alunos e alunas do curso de Pedagogia? Para isso, construiu-se um instrumento de diagnóstico da Compreensão Leitora de Narrativas Ficcionais – COMPLEIN que, por meio de 5 passos, estabelece o nível de compreensão leitora dos sujeitos pesquisados. Foi adotado um referencial teórico ancorado em autores como: Azevedo (2002, 2007); Colomer (2007); Pontes (2012); Pontes e Azevedo (2013) para discutir sobre formação leitora; Bettelheim (2012); Eco (1986, 1994, 2003); Lajolo (1994); Zilberman (2003), para debater sobre leitura literária; Cosson (2009), para letramento literário; Freire (2001, 2009, 2011), para argumentar sobre formação de professores; Gil (2016); Marconi e Lakatos (2003); Richardson (2017), para estruturar o percurso metodológico. Os resultados mostram números inferiores ao estudo piloto realizado, respectivamente 231,71/500 e 312,94/500, o que indica uma baixa compreensão leitora literária dos alunos pesquisados
Abstract: The low indices of Reading comprehension presented by the Brazilian students from researches and evaluations as the Programme for International Student Assessment (PISA), Portraits of Reading in Brazil and the System of Evaluation of Basic Education (SAEB) that leads to reflections about the process of Reading formation of the students and the upcoming teachers of the Basic Education, once they are responsible for promoting the reading formation of these students that are submitted to the processes of evaluation already mentioned. Thus, the main aim of the study is to analyse the situation of the Reading comprehension standards of fictional narratives from students of Pedagogy. Its specific objectives: to identify the characteristics of the fictional narratives and its relation with the Reading formation, develop an instrument for diagnosis of the Reading comprehension of fictional narratives and identify the situation of the reading comprehension of these students of Pedagogy course. In this sense, to answer the aims of this assignment, this work comes from a research of blended methods, combining a quantitative and qualitative approach, leaded by the following question: What is the situation of reading comprehension of these students of Pedagogy course? In doing so, an instrument of evaluation was developed for diagnosing their Reading Comprehension of Fictional Narratives – COMPLEIN, by means of 5 steps, it is stated the situation of the reading comprehension of the subjects in question. It was adopted a theoretical referential conducted by means of authors such as Azevedo (2002, 2007); Colomer (2007); Pontes (2012); Pontes and Azevedo (2013) to discuss about reading formation ; Bettelheim (2012); Eco (1986, 1994, 2003); Lajolo (1994); Zilberman (2003), and to discuss about Literary Reading; Cosson (2009), Literary Literacy; Freire (2001, 2009, 2011), to discuss about teacher formation; Gil (2016); Marconi and Lakatos (2003); Richardson (2017), and to structure the methodological path. The results shown revealed inferior numbers to the study, respectively 231,71/500 e 312,94/500, and indicates a low Literary Reading comprehension of the researched students
Keywords: Leitura
Literatura
Letramento literário
Cloze
Formação docente
Reading
Literature
Literary literacy
Cloze
Teacher Formation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO
Citation: Silva (2020) (SILVA, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5536
Issue Date: 3-Sep-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM ENSINO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariaJMS_DISSERT.pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.