Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5544
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Elaboração de um modelo conceitual de ferramenta de auxílio nas práticas de ensino-aprendizagem para estudantes surdos
metadata.dc.creator: Carvalho, Girlene Borges de
metadata.dc.contributor.advisor1: Monteiro, Bruno de Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: Monteiro, Bruno de Sousa
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa Júnior, Francisco Souto de
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Anne Gabriella Dias
metadata.dc.description.resumo: Diversos fatores influenciam no aprendizado do aluno surdo, sendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) um elemento fundamental nesse processo. A utilização de recursos visuais na educação de surdos é extremamente relevante para o aprendizado, ajudando na interpretação e significados. Com isso, esta pesquisa propõe um modelo conceitual de ferramenta, que funcione como um recurso mediador e facilitador na educação do aluno surdo. Para alcançar este objetivo geral, foram determinados os seguintes objetivos específicos: (I) Avaliar necessidades de professores da área de Ciências Naturais e Matemática e intérprete de Libras em suas práticas de ensino na turma de 2a série do ensino médio, formada por estudantes surdos e ouvintes da escola da rede estadual de Icapuí-ce; (II) avaliar os alunos surdos em suas práticas de aprendizagem; (III) avaliar a ferramentas (digitais e analógicas) já utilizadas; (IV) conceber um modelo conceitual baseado nas necessidades elencadas pelos sujeitos da pesquisa. Quanto ao método, foi realizado um estudo de caso qualitativo com dois alunos surdos, uma intérprete e quatro professores de uma escola de ensino médio localizada na cidade de Icapuí, no estado do Ceará. Foram aplicadas entrevistas semiestruturas, realizadas individualmente e em grupo focal, que foram examinadas por meio da análise de conteúdo.Foi executado também um processo de design centrado no usuário para a construção do modelo conceitual da ferramenta. Como resultados, foram produzidos os seguintes artefatos: personas, cenários de problemas e de atividades, descrição de funcionalidades, e fluxos das informações e os esboços das telas do aplicativo Consulta Libra. Compreende-se que a principal contribuição desta pesquisa é a proposta de uma nova ferramenta de apoio para melhoria do rendimento no ensino-aprendizagem dentro da sala de aula e para os demais espaços escolares, ou seja, uma ferramenta de fácil manuseio e que pode gerar maior interação entre professores, intérpretes e alunos surdos, rompendo as barreiras da comunicação
Abstract: Several factors influence the learning of deaf studentsand the Brazilian Sign Language (Libras) is a fundamental element in this process. The use of visual aids in the education of the deaf is extremely relevant for learning, helping with interpretation and meanings. With this, this research proposes a conceptual model of tool, working as a mediating and facilitating resource in the education of deaf students. To achieve this general objective, the following specific objectives were defined: (I) assessing the needs of teachers in the field of Natural Sciences and Mathematics and an interpreter of Libras in their teaching practices in the 2nd grade class of high school, formed by deaf and listeners from the state school in Icapuí-CE; (II) assessing deaf students in their learning practices; (III) evaluating tools (digital and analog) already used; (IV) conceiving a conceptual model based on the needs listed by the research subjects. Regarding the method, a qualitative case study was carried out with two deaf students, an interpreter and four teachers from a high school located in the city of Icapuí, in the state of Ceará. Semi-structured interviews were applied, carried out individually and in a focus group, which were examined through content analysis. A usercentered design process was also performed to build the conceptual model of the tool. As results, the following artifacts were produced: personas, problem and activity scenarios, description of features, information flows and screens sketches of the called Consulta Libra application model. Regarding the main contributions of this research, it proposes a new support tool for improving the performance in teaching and learning within the classroom and for other school spaces, in other words, an easy-to-use tool that can provide interaction among teachers, interpreters and deaf students, breaking down the barriers of communication
Keywords: Surdo
Intérprete
Libras
Modelo Conceitual
Deaf
Interpreter
Libras
Conceptual Model
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI
Citation: Carvalho (2020) (CARVALHO, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5544
Issue Date: 25-May-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GirleneBC_DISSERT.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.