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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A reforma da educação profissional dos anos 1990 e sua aplicação no currículo do centro federal de educação tecnológica do rio grande do norte
metadata.dc.creator: Lima, Ana Paula Marinho de
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Francisco das Chagas Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Pontes, Veronica Maria de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros Neta, Olívia de Morais
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Marcos Antônio de
metadata.dc.description.resumo: Nesta dissertação, discutimos acerca dos impactos da Reforma da Educação Profissional na década de 1990, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET/RN). Buscamos responder o seguinte questionamento: como a Reforma da Educação Profissional dos anos 1990 foi aplicada no currículo do CEFET/RN? Portanto, o objetivo geral foi analisar as implicações da Reforma da Educação Profissional, da década de 1990, na proposta curricular do CEFET-RN. Como percurso metodológico, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental. Na pesquisa bibliográfica, consultamos autores como: Frigotto (2006), Frigotto e Ciavatta (2003, 2012), Oliveira (2003), Saviani (2011), Ramos (2007), Bresser-Pereira (1997, 1996), Cunha (2005), Shiroma, Moraes e Evangelista (2011), Harvey (2008), Mèszáros (2008), Harvey (2008). Na pesquisa documental, realizamos o exame da legislação criada pelo Ministério da Educação durante o período de Reforma da Educação Profissional, a saber: o Decreto n° 2.208/1997, a Portaria n° 646/1997, a Portaria n° 1005/1997, o Parecer CNE/CEB nº 16/1999, a Resolução CNE/CEB n° 04/1999. Também analisamos documentos elaborados pelo CEFET-RN: a Proposta Curricular da Escola Técnica Federal do Rio Grande Norte/ETFRN (1995) e o Projeto de Reestruturação Curricular do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte /CEFET/RN – volumes I e II (1999). A pesquisa classifica-se como qualitativa e teve como critério de análise o contexto cultural, social e político em que os documentos foram elaborados, assim como, a fundamentação teórica utilizada. Os resultados nos mostraram que antes da Reforma, o CEFET/RN já disponha de uma Proposta Curricular em ação, a qual comtemplava em sua matriz curricular a articulação entre as disciplinas gerais e as técnicas. A formação para os sujeitos tinha como base a concepção histórico-crítica e omnilateralidade. Com a implementação da Reforma, a instituição teve que adequar o currículo às determinações do Decreto n° 2.208/1997 e do Programa de Expansão da Educação Profissional/PROEP. Dessa forma, o CEFET/RN passou a ofertar cursos modulares e flexíveis, e quanto à concepção pedagógica, essa privilegiou a pedagogia das competências
Abstract: In this dissertation, we discuss the impacts of the Reform of Professional Education in the 1990s, at the Federal Center for Technological Education of Rio Grande do Norte (CEFET/RN). We seek to answer the following question: how was the Professional Education Reform of the 1990s applied in the curriculum of the CEFET/RN? Therefore, the general objective was to analyze the implications of Reform of Professional Education in the 1990s in the curricular proposal of CEFET-RN. The used methodology was the bibliographical and documentary research. In the bibliographic research, we consulted authors such as: Frigotto (2006), Frigotto and Ciavatta (2003, 2012), Oliveira (2003), Saviani (2011), Ramos (2007), Bresser-Pereira (1997, 1996), Cunha (2005), Shiroma, Moraes and Evangelista (2011), Harvey (2008), Mèszáros (2008) e Harvey (2008). In the documentary research, we carried out an examination of the legislation created by the Ministry of Education during the period of the Professional Education Reform, namely: Decree No. 2,208/1997, Ordinance No. 646/1997, Ordinance No. 1005/1997, Opinion CNE/CEB No. 16/1999 and the Resolution CNE/CEB No. 04/1999. We also analyzed documents elaborated by CEFET-RN: the ETFRN Curricular Proposal (1995) and the Curricular Restructuring Project of the Federal Center for Technological Education of Rio Grande do Norte - volumes I and II (1999). The research is a qualitative one and had as a criterion of analysis the cultural, social and political context in which the documents were prepared, as well as the used theoretical basis. The results showed that before the Reformation CEFET/RN already had a Curriculum Proposal in action, which included in its content the articulation between general and technical disciplines. The training for the subjects was based on the historical-critical conception and on the omnilaterality. With the implementation of the Reform, the institution had to adapt the curriculum to the provisions of Decree No. 2,208 / 1997 and of the Professional Education Expansion Program (PROEP). In this way, CEFET/RN started offering modular and flexible courses. The pedagogical conception, in turn, started to privilege the pedagogy of competences
Keywords: Reforma da educação profissional
Decreto n° 2.208/1997
PROEP
Currículo
CEFET/RN
Reform of professional education
Decree No. 2,208 / 1997
PROEP
Curriculum
CEFET/RN
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO
Citation: Lima (2020) (LIMA, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5583
Issue Date: 29-May-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM ENSINO

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