Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5585
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O pibid na construção dos saberes e práticas para o ensino de história: um estudo a partir de narrativas (auto)biográficas
metadata.dc.creator: Cordeiro, Fátima Nailena da Fonsêca
metadata.dc.contributor.advisor1: Rocha, Simone Maria da
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Meyre Ester Barbosa de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Francisco Vieira da
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como ponto central as narrativas (auto)biográficas de docentes egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, do curso de Licenciatura Plena em História. O objetivo geral é o de analisar sentidos atribuídos pelos docentes ao PIBID e depreender com eles as possíveis contribuições para a construção de seus saberes e práticas no ensino de história na Educação Básica. Os objetivos específicos buscam: 1) Entender como os docentes egressos do PIBID, compreendem e significam as suas vivências e experiências no programa; 2) Apontar e refletir as implicações do PIBID na construção de saberes e práticas para o ensino de história; 3) Apreender quais sentimentos foram mobilizados a partir das narrativas(auto)biográficas. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e se ancora nos princípios da pesquisa (auto)biográfica em educação e nas teorias para o ensino de História. São participantes desse estudo 05 (cinco) docentes, que foram bolsistas do PIBID entre os anos de 2012 à 2016. O corpus se constitui de 05 (cinco) entrevistas narrativas, recolhidas oralmente e posteriormente transcritas, realizadas nos meses de agosto à setembro de 2018. A análise pautada nas concepções de Jovchelovitch e Bauer (2002), nos conduziu aos seguintes achados: compreensão, entendimento e percepções do PIBID pelos egressos; o PIBID e o ensino de história, suas colaborações à construção de aprendizagens; o PIBID enquanto percurso de aprendizagem formativo, e as recordações de vivências pedagógicas provocadas pelo ato de narrar. Concluímos que iniciativas como o PIBID colaboram para o desenvolvimento educacional do país, neste sentido, evidenciamos, com as narrativas dos egressos do PIBID, que osinvestimentos em políticas públicas desta natureza podem atenuar algumas das problemáticas vivenciadas no cenário da educação brasileira
Abstract: This master's thesis focuses on the (self) biographical narratives of teachers who participated, during undergraduate, from the Institutional Scholarship Program for the Initiation to Teaching- PIBID of the licentiate (degree) course in History. The general objective is to analyze the meanings attributed by the teachers to the PIBID and to deduce with them the possible contributions to the construction of their knowledge and practices in the teaching of history in Basic Education. The specific objectives seek: 1) Understand how the graduates of PIBID, understand and mean their experiences in the program; 2) Point out and reflect the implications of PIBID in the construction of knowledge and practices for the teaching of history; 3) Apprehend which feelings were mobilized from (self) biographical narratives. Research is part of a qualitative approach and is based on the principles of (biographical) research and theories for the teaching of History. Five teachers participated in this research, who lived their experiences in the PIBID between the years 2012 to 2016. The corpus used for analysis is constituted by 05 (five) narrative interviews, as well as records in the field journal of the researcher. The sources were produced in the months of August to September 2018. The analysis based on the conceptions of Jovchelovitch and Bauer (2002), led us to the following findings: comprehension, understanding and perceptions of PIBID by graduates; the PIBID and the teaching of history, its collaborations to the construction of learning; the PIBID as a course of formative learning, and the memories of pedagogical experiences provoked by the act of narrating. We conclude that initiatives such as the PIBID collaborate in the educational development of the country, in this sense, we show, with the narratives of the graduates of the PIBID, that investments in public policies of this nature can attenuate some of the problems experienced in the scenario of Brazilian education
Keywords: Programa institucional de bolsa de iniciação à docência-PIBID.
Ensino de história
Narrativas (auto) biográficas
History teaching
(Self) biographical narratives
PIBID
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO
Citation: Cordeiro (2020) (CORDEIRO, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5585
Issue Date: 13-Aug-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM ENSINO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FátimaNFC_DISSERT.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.