Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5592
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma sequência didática para o uso do multímetro como uma ferramenta na aprendizagem de medidas elétricas no ensino médio
metadata.dc.creator: Souza, Roberto Wanderley de
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Geovani Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jusciane da Costa e
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Erlania Lima de
metadata.dc.contributor.referee3: Moreira, Augusto César Lima
metadata.dc.description.resumo: O trabalho buscou mostrar através da experimentação uma sequência didática a ser realizada por professores do ensino de física com o auxílio do instrumento de medição multímetro, como uma ferramenta alternativa na aprendizagem de medidas elétricas estudadas nos conteúdos didáticos de física do ensino médio. Assim, permitindo que essa tecnologia, possa auxiliar no desenvolvimento das competências e habilidades da investigação e compreensão de medições, favorecendo o reconhecimento do uso de experiências demonstrativas como instrumento motivador para os estudantes. O produto foi aplicado em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola da cidade de Areia Branca-RN. Aplicou-se um questionário pré-teste como forma de orientar os trabalhos do produto educacional a ser aplicado e um pós-teste com perguntas objetivas e abertas. Um roteiro didático foi disponibilizado contendo aulas expositivas, demonstrativas e atividades de práticas experimentais de fácil montagem com lâmpadas e resistores, utilizando o auxílio do multímetro digital, que permite ao professor levar o alunado solucionar problemas propostos. Os alunos efetuaram as medições de corrente, resistência e diferença de potencial utilizando o multímetro como ferramenta de auxílio à aprendizagem. Ao final, eles relataram a experiência do uso do multímetro nas aulas de Física
Abstract: The work deal to show through experimentation a didactic sequence to be carried out by physics teachers with the aid of the multimeter measurement instrument, as an alternative tool in the learning of electrical measures studied in the didactic content of physics in high school. Thus, allowing this technology, it can assist in the development of competences and skills of investigation and understanding of measurements, favoring the recognition of the use of demonstrative experiences as a motivating instrument for students. The product was applied to a third-year-high school class at a school in the Areia Branca-RN city. A pretest questionnaire was applied as a way to guide the work of the educational product to be applied and a post-test with objective and open questions. A didactic script was made available containing expository classes, demonstrations and experimental practice activities that are easy to assemble with lamps and resistors, using the aid of a digital multimeter, which allows the teacher to take the student to solve proposed problems. The students made the measurements of current, resistance and potential difference using the multimeter as a learning aid tool. In the end, they reported the experience of using the multimeter in physics classes
Keywords: Multímetro
Eletricidade
Ensino em física
Multimeter
Electricity
Physics teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Souza (2020) (SOUZA, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5592
Issue Date: 29-Jul-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RobertoWS_DISSERT.pdf3.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.