Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5789
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Fatores que influenciam o processo decisório no mercado de engenharia civil em Pau dos Ferros/RN
metadata.dc.creator: Azevedo, Wesley Siqueira Carvalho de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Paulo Guatavo da
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, André Luiz Sena da
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo, Emerson Fábio da Silva
metadata.dc.description.resumo: Os fatores que influenciam o processo decisório no mercado de engenharia civil em Pau dos Ferros – RN, caracterizam as estratégias e a eficiência na captação de clientes. Nesse sentido, um profissional que se destaca no mercado, deve ter uma noção de processo decisório para captação de clientes, contudo, este assunto é pouco debatido nas universidades, afetando principalmente a classe de recém-formados ao ingressar no mercado de trabalho, sendo este, escasso de estratégias, como também de responsabilidade social e relacionamento interpessoal entre cliente e engenheiro. O presente trabalho busca responder as seguintes questões de pesquisa: O que mais influencia o cliente no momento de contratar um profissional de engenharia civil? E quais as estratégias utilizadas pelos engenheiros civis para prospectar vendas? Logo, este estudo tem como objetivo analisar os fatores que influenciam na contratação de serviços e quais estratégias os engenheiros civis utilizam na captação de clientes, como também demonstrar a utilidade do processo decisório, pela necessidade de um estudo mais aprofundado. Para desenvolvimento deste trabalho foram aprofundados estudos sobre a bibliografia referentes ao processo de gestão na construção civil, sobre o processo decisório e o plano de marketing. A pesquisa foi realizada por meio de questionário impresso, na qual revelou que mesmo em um mercado cíclico da engenharia civil, há momentos em que está ruim e em outros está bom para o fechamento de serviços, e a economia contribui muito para que isso aconteça. Contudo, em resposta às mudanças presentes no mercado de trabalho, os engenheiros estão aprimorando novos meios de atuação, tanto nas estratégias para captação de clientes como nas suas estruturas organizacionais.
Abstract: The factors that influence the decision making process in the civil engineering market in Pau dos Ferros - RN, characterize the strategies and the efficiency in attracting customers. In this sense, a professional who stands out in the market must have a notion of decisionmaking process to attract clients, however, this subject is little discussed in universities, affecting mainly the class of recent graduates when entering the job market, which is, scarce strategies, as well as social responsibility and interpersonal relationship between client and engineer. This paper seeks to answer the following research questions: What influences the client most when hiring a civil engineering professional? And what strategies do civil engineers use to prospect sales? Therefore, this study aims to analyze the factors that influence the contracting of services and which strategies civil engineers use in capturing clients, as well as demonstrate the usefulness of the decision making process by the need for further study. For the development of this work were deepened studies about the bibliography referring to the management process in the construction, about the decision making process and the marketing plan. The survey was conducted using a printed questionnaire, which revealed that even in a cyclical civil engineering market, there are times when it is bad and in others it is good for closing services, and the economy contributes a lot to that. However, in response to changes in the labor market, engineers are improving new ways of engaging in both customer acquisition strategies and organizational structures.
Keywords: Estratégias
Captação de clientes
Plano de marketing
Strategies
Customer acquisition
Marketing plan
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros
Citation: Azevedo (2019) (AZEVEDO, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5789
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Ciência e Tecnologia PAU NOVO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WesleySCA_MONO.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.