Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5885
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Multiletramentos no ensino de língua inglesa: uma intervenção pedagógica na escola pública de ensino médio
metadata.dc.creator: Mendes, Eliziane de Sousa Sampaio
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Samuel de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Lima Neto, Vicente de
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Antônia Dilamar
metadata.dc.description.resumo: O ensino da Língua Inglesa tem passado por modificações significativas a fim de suprir as necessidades que surgem com o avanço das tecnologias e da globalização nos últimos anos. Nesta pesquisa, objetivando abordar o ensino da Língua Estrangeira Moderna, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica fundamentada na teoria dos multiletramentos - que incorporam ao seu conceito tanto a multimodalidade como a multiculturalidade, presentes nas mais diversas formas de interações sociais - e da aprendizagem por design (THE NEW LONDON GROUP, 1996; COPE; KALANTZIS, 2009). A proposta de ensino está estruturada de acordo com os processos de conhecimentos da aprendizagem por design, contemplando a resolução de quatro atividades realizadas pelo aplicativo WhatsApp, que atuou tanto como suporte para a postagem das respostas, quanto meio de interação dos participantes. A proposta foi elaborada em consonância com as habilidades e competências regulamentadas na Base Nacional Comum Curricular e direcionada a alunos da primeira série do Ensino Médio, com baixo desempenho nos primeiros bimestres do ano letivo de 2019, na disciplina de Língua Inglesa. A avaliação da intervenção se estabelece por meio da análise das interações realizadas no WhatsApp, da resolução das atividades e de questionário de avaliação da intervenção, realizado com os alunos ao final da intervenção. Diante das exigências do mundo moderno quanto às práticas dos multiletramentos, acreditamos que a presente pesquisa possa contribuir para um ensino de Língua Inglesa que atenda às necessidades sociais de comunicação e que capacite os alunos a utilizarem os recursos midiáticos em função da aprendizagem crítica e consciente
Abstract: English language teaching has undergone significant modifications in order to meet the needs that arise with the advancement of technologies and globalization in recent years. In this research, aiming to approach the teaching of the Modern Foreign Language, we present a proposal for pedagogical intervention based on the theory of multiliteracies - which incorporate both multimodality and multiculturalism into its concept, present in the most diverse forms of social interactions - and learning by design (THE NEW LONDON GROUP, 1996; COPE; KALANTZIS, 2009). The teaching proposal is structured according to the learning processes of learning by design, contemplating the resolution of four activities performed by WhatsApp app, which acted both as a support for posting responses and as a means of interaction for participants. The proposal was developed in line with the skills and competences regulated in the National Common Curricular Base and directed to students of the first series of High School with low performance in the first two months of the academic year of 2019, in the aforementioned discipline. The evaluation of the intervention is established through the analysis of interactions made on WhatsApp, the resolution of activities and a questionnaire carried out with students at the end of the intervention. In view of the demands of the modern world regarding the practices of multiliteracies, we believe that the present research can contribute to an English language teaching that meets the social needs of communication and that enables students to use media resources according to critical and conscious learning
Keywords: Multiletramentos
Ensino
Língua Inglesa
Aprendizagem por design
Tecnologia digital
Multiliteracies
Teaching
English language
Learning by design
Digital technology
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO
Citation: Mendes (2021) (MENDES, 2021)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5885
Issue Date: 28-Aug-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM ENSINO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElizianeSSM_DISSERT.pdf2.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.