Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5982
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação
metadata.dc.creator: Costa, Remyson Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Reudismam Rolim de
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Felipe Torres
metadata.dc.contributor.referee2: Macedo, Robson Locatelli
metadata.dc.contributor.referee3: Sousa, Reudismam Rolim de
metadata.dc.description.resumo: Estudantes encontram muitas dificuldades em componentes curriculares de introdução à programação. Muitas delas relacionadas à aprendizagem aos conceitos abstratos e lógicos na programação, além de fatores externos e internos ao aluno. Isso vem implicando na alta média de reprovação e evasão nesses cursos. Para tentar reparar esse problema, as universidades adotam o uso de Sistemas de Tutoria Inteligentes (STIs) para aprendizagem de programação, que podem desenvolver uma interação mais próxima dos estudantes com o aprendizado de programação. Porém, esses sistemas costumam ser limitados a um conjunto de linguagem de programação. Neste sentido, ferramentas ainda precisam ser desenvolvidas para auxiliar estudantes que estão resolvendo problemas em outras linguagens de programação, como C. Neste trabalho, propõe-se uma ferramenta de tutoria inteligente, utilizando o sistema de tutoria inteligente REFAZER. Realizou-se uma avaliação da ferramenta por meio de uma prova de conceito, identificou-se que, com essa ferramenta é possível ajudar estudantes fornecendo soluções para seus problemas de programação.
Abstract: Students find many difficulties in curricular components of introduction to programming. Many of them related to learning to abstract concepts and logic in programming, in addition to external and internal factors to the student. This has led to a high level of fails and dropouts in these courses. To address this problem, universities have been adopting the use of Intelligent Tutoring Systems (STIs) to teach programming, which can lead to a closer interaction of students with the task of learning to program. However, these systems are usually limited to a few programming languages. Therefore, tools still need to be developed to assist students who are solving problems in other programming languages, such as C. In this work, an intelligent tutoring tool is proposed, which use the intelligent tutoring system REFAZER. An evaluation of the tool was done through a proof of concept, it was identified that with this tool it is possible to help students providing solutions to their programming problems.
Keywords: Introdução à Programação
Linguagem C
Refazer
STIs
Introduction to programming
C language
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Exatas e da Terra
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5982
Issue Date: 21-Mar-2019
Appears in Collections:Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RemysonRC_MONO.pdf924.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.