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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Projeto de um renderizador usando ray tracing
metadata.dc.creator: Costa, Rarysson Guilherme da
metadata.dc.contributor.advisor1: Mesquita, Marco Diego Aurélio
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Vinícius Samuel Valério de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Lenardo Chaves e
metadata.dc.contributor.referee3: Mesquita, Marco Diego Aurélio
metadata.dc.description.resumo: A utilização da computação gráfica está presente em várias áreas, desde coisas simples como um software para mostrar gráficos, até sistemas mais complexos, como jogos de videogame. Mas apesar das vastas áreas que é possível aplicar a computação gráfica, existe uma coisa que todas tem em comum, todas precisam utilizar algum tipo de renderizador para poder gerar as imagens. Um renderizador pode aplicar diversas técnicas de enderização, onde cada uma tem sua vantagem e desvantagem, como a técnica de rasterização, que possui uma boa performance computacional, mas não possui resultados de sombreamento tão próximos a realidade, diferente da técnica de ray tracing, que possui ótimos resultados de sombreamento, mas não possui uma performance computacional excelente. O problema de performance da técnica de ray tracing se dá devido que a técnica exige diversos cálculos para determinar a cor de um pixel da imagem, sendo necessário recalcular novamente para cada pixel da imagem. Mas apesar dos problemas de performance, a técnica de ray tracing gera ótimos resultados que se assemelham ao mundo real. Observando o resultado final obtido pela técnica de ray tracing e as dificuldades enfrentadas ao implementar a técnica, que este trabalho se propõe a implementar um renderizador que utiliza a técnica de ray tracing. No trabalho proposto também é apresentado a modelagem do renderizador, para poder ter uma visão completa do mesmo antes de ser implementado, e dessa forma, evitar erros logo nas etapas iniciais.
Abstract: The use of computer graphics is present in many areas, from simple things like software to display graphics, to more complex systems such as video game games. But despite the vast areas that it is possible to apply graphics, there is one thing they all have in common, they all need to use some kind of renderer to be able to generate the images. A renderer can apply various rendering techniques, where each has its advantage and disadvantage, such as the raster technique, which has a good computational performance, but does not have shading results so close to reality, different from the ray tracing technique, that has excellent shading results, but does not have excellent computational performance. The performance problem of the technique of ray tracing occurs because the technique requires several calculations to determine the color of a pixel of the image, being necessary recalculate for each pixel of the image. But despite performance issues, the ray tracing technique generates great results that resemble the real world. Observing the final result obtained by the technique of ray tracing and the difficulties faced in implementing the technique that this monograph proposes. This work proposes to implement a renderer that uses the technique of ray tracing, where it is also proposed the modeling of the renderer, in order to have a complete view of the renderer before being implemented, in order to avoid mistakes in the initial stages.
Keywords: Renderizador
Ray tracing
Modelagem
Poo
Renderer
Ray tracing
Modeling
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Exatas e da Terra
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros
Citation: Costa (2019) (COSTA,2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5991
Issue Date: 20-Mar-2019
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