Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5992
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Jogo educativo adaptado a deficientes visuais
metadata.dc.creator: Santos Neto, José Belarmino dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Arrais Júnior, Ernano
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Nathalee Cavalcanti de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Fontes, Laysa Mabel de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Arrais Júnior, Ernano
metadata.dc.description.resumo: A questão da inclusão digital promoveu grandes debates nas últimas décadas e ainda é, nos dias de hoje, um dos mais complexos problemas da sociedade. À medida que a população mundial e sua expectativa de vida aumentam, o número de pessoas que possuem algum tipo de deficiência também tende a crescer, e debater sobre isso passa a ser de grande importância, pois, é preciso pensar em formas de promover o bem-estar dos indivíduos pertencentes à sociedade em geral, não excluindo dela aqueles que possuem a necessidade de elementos acessíveis para práticas comuns ou específicas. O número de pessoas com deficiência visual é bastante expressivo, se caracterizando como uma das deficiências mais comuns em todo o mundo. Os usos dos elementos de tecnologia mostram-se bastante eficientes e oportunos quando utilizados no auxílio aos processos de ensino e aprendizado. Tendo essa problemática como premissa, este trabalho busca fomentar a importância da inclusão digital de deficientes visuais nos espaços de lazer e aprendizado, apresentando a construção do Blind Quiz; um jogo digital, acessível e educativo voltado para crianças com deficiência visual. O jogo foi construído para estimular o desenvolvimento tecnológico acessível e promover a socialização entre pessoas com e sem deficiência visual, sendo baseado e motivado por experiências obtidas em atividades realizadas com alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), em Pau dos Ferros. Para a construção do Blind Quiz, foi utilizado o Motor de Jogo Godot.
Abstract: The issue of digital inclusion has sparked great debates in recent decades, and it is still one of society's most complex problems today. As the world population and its life expectancy increase, the number of people with some form of disability also tends to grow, and discussing this becomes of great importance because it’s necessary to think of ways to promote the welfare of individuals belonging to society in general, not excluding those who have the need for elements accessible to common or specific practices.The number of people with visual impairment is quite expressive, characterizing itself as one of the most common deficiencies in the world. The uses of the elements of technology are quite efficient and timely when used to aid the teaching and learning processes. Having this problem as a premise, this work seeks to foster the importance of digital inclusion of the visually impaired in the leisure and learning spaces, presenting the construction of the Blind Quiz; a digital, accessible and educational game for visually impaired children. The game was built to stimulate the accessible technological development and promote socialization among people with and without visual impairment, being based and motivated by experiences obtained in activities carried out with APAE students (Association of Parents and Friends of the Exceptional), in Pau dos Ferros . For the construction of the Blind Quiz, Godot Game Engine was used.
Keywords: Inclusão digital
Deficiência visual
Jogos Digitais
Blind Quiz
Digital Inclusion
Visual impairment
Digital games
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Exatas e da Terra
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros
Citation: Santos Neto(2019) (SANTOS NETO, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5992
Issue Date: 13-Mar-2019
Appears in Collections:Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoséBSN_MONO.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.