Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5993
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Desenvolvimento e avaliação do protótipo do loop academic: um software educacional para o auxílio no processo de ensino-aprendizagem de programação introdutória
metadata.dc.creator: Souza, Dyego Magno Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Coutinho, Jarbele Cássia da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Fontes, Laysa Mabel de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Felipe Torres
metadata.dc.contributor.referee3: Coutinho, Jarbele Cássia da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho propõe o desenvolvimento do protótipo de um Software Educacional, denominado Loop Academic, direcionado ao auxílio no processo de ensino-aprendizagem de programação introdutória em cursos de nível superior, de modo a definir e realizar uma avaliação de usabilidade. A temática abordada é justificada pelos problemas enfrentados no processo de ensino-aprendizagem de programação introdutória em cursos de nível superior no Brasil, e de modo mais específico no curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Pau dos Ferros - RN. Assim, foi realizado um survey com alunos iniciantes na programação, com posterior validação dos requisitos, construção dos protótipos de baixa e de alta fidelidade, e aplicação de Testes de Usabilidade. Os resultados obtidos reforçam o potencial de uso do referido Software Educacional e direcionam para o desenvolvimento das funcionalidades apresentadas nos protótipos do Módulo Aluno do Loop Academic.
Abstract: This work proposes the development of the prototype of an Educational Software, denominated Loop Academic, aimed at assisting in the teaching-learning process of introductory programming in higher level courses, in order to define and perform a usability assessment. The thematic approach is justified by the problems faced in the teaching-learning process of introductory programming in higher education courses in Brazil, and more specifically in the Bachelor's degree in Information Technology at the Federal Rural University of the Semi-Arid, Campus Pau dos Ferros - RN. Thus, was carried a survey out with students beginners in the programming, with later validation of the requirements, construction of low and high fidelity prototypes and application of a usability. The results obtained reinforced the potential of said educational software and directs to the development of the functionalities presented in the prototypes of the student module of the academic loop.
Keywords: Software educacional
Usabilidade
Prototipagem
Teste de usabilidade
Educational software
Usability
Prototyping
Usability test
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Exatas e da Terra
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros
Citation: Souza (2019) (SOUZA,2019)
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5993
Issue Date: 19-Mar-2019
Appears in Collections:Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DyegoMOS_MONO.pdf5.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.