Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6250
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Percepção e experiência de um viajante: relatos do programa ciência sem fronteiras na perspectiva do ensino de engenharia
metadata.dc.creator: Leal, Públio Quirino
metadata.dc.contributor.advisor1: Lavor, Otávio Paulino
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Barbosa, Antônio Carlos Leite
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Antônio Carlos Leite
metadata.dc.contributor.referee2: Bessa, Clécida Maria Bezerra
metadata.dc.contributor.referee3: Lavor, Otávio Paulino
metadata.dc.description.resumo: O programa Ciência sem Fronteiras nasceu para viabilizar a internacionalização da ciência e tecnologia, tornando a educação superior brasileira mais competitiva, porém, após o retorno de vários grupos de estudantes brasileiros do processo de intercambio existe uma problemática que nasce do pouco uso do conhecimento empírico adquirido por estes estudantes difundido no universo acadêmico de nosso país. Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo técnico e teórico sobre um relato da percepção e experiência do bolsista do programa Ciências sem Fronteiras na perspectiva do ensino de engenharia nos EUA/Brasil. O percurso metodológico partiu da revisão bibliográfica e levantamento de dados em fontes primárias e secundárias relacionadas às questões da pesquisa no âmbito EUA/Brasil, pesquisa de campo constando no intuito de coletar dados de ex-bolsistas destacando suas respectivas contribuições após o término do programa, tabulação de dados, obtidos na jornada de campo, que subsidiassem as considerações e argumentos conclusivos do trabalho, à luz da referência bibliográfica. Por sua vez os resultados demonstraram as vantagens e desvantagens da participação no programa, bem como forneceram uma criação de perfil socioeconômico dos ex-bolsistas, além de indicarem a falta de preparo do sistema educacional brasileiro para o uso dos conhecimentos adquiridos no exterior. Na pesquisa encontram-se elementos complicadores também para os graduandos, como a dificuldade no aproveitamento de disciplinas. Como conclusão, elencou-se uma série de ações à curto e longo prazo que podem tornar o CsF mais viável, tanto do ponto de vista pessoal como acadêmico.
Abstract: The Science Without Borders program was born to enable the internationalization of Brazilian’s science and technology possible, making our universities more and more competitive, however, after the return of several groups of Brazilian students from the exchanging program arises a serious problem that is the very limited use of the empirical knowledge and experiences owned by these students diffused in the academic universe of our country. This work aims to make a technical and theoretical study about the perception and experience of a scholarship holder of the Sciences without Borders program from the perspective of engineering educational system in the USA/Brazil. The methodology was based on the literature review and data collection in primary and secondary sources related to the research’s main questions, field research consisting of collecting data from former scholarship holders highlighting their respective contributions after the end of the program, tabulation of data obtained, that subsidized the considerations and conclusive arguments of the work, in the light of the bibliographical reference. The results showed the advantages and disadvantages of participating in the program, as well as providing a socioeconomic profile of the former scholarship holders, besides indicating the lack of preparation of the Brazilian educational system for the use of the knowledge acquired abroad. In the research there are also complicating elements for the graduating students, as the difficulty in the use of disciplines back in Brazil. As a conclusion, a series of short- and long-term actions were set out that could make SwB more viable, both from a personal and academic point of view.
Keywords: Relato
percepção
ciência sem fronteiras
engenharia
estados unidos
report
perception
science without borders
engineering
united states of america
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Exatas e da Terra
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros
Citation: Leal(2017) (LEAL, 2017)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6250
Issue Date: 24-May-2017
Appears in Collections:Ciência e Tecnologia PDF NOVO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PúblioQL_MONO.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.