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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação em solos e a percepção de alunos e professores do ensino fundamental de escolas municipais no oeste potiguar
metadata.dc.creator: Dantas, Alice Alves Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Portela, Jeane Cruz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Souza, Carolina Malala Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Maria Laiane do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Rêgo, Lunara Gleika da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Gondim, Joaquim Emanuel Fernandes
metadata.dc.description.resumo: O solo sustenta a vida na Terra, é um recurso natural e finito que está em constante interação com os demais ecossistema. Suscetível à degradação em virtude do uso irracional e ocupação desordenada em espaço urbano e rural. A Educação em Solos se constitui como o caminho para a resolução dessa problemática, tendo em vista que busca compreender a concepção e percepção ambiental dos indivíduos, promover a aquisição de conhecimentos sobre o manejo e conservação dos solos e torna-los agentes disseminadores e transformadores na sua comunidade. Este trabalho objetivou traçar o perfil socioeconômico de professores e alunos do ensino fundamental e compreender a sua percepção em relação a Educação em Solos, destacando suas potencialidades e limitações. A metodologia adotada consistiu em aplicar questionários de avaliação sobre sexo, idade, nível de escolaridade, situação financeira, e questões acerca do tema solos para o grupo de professores que atuam na área de ciências e geografia e alunos do Ensino Fundamental II de escolas localizadas nos municípios de Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos e Mossoró inseridos na Mesorregião Oeste do Rio Grande do Norte; os dados obtidos foram compilados e a frequência de suas respostas foram calculadas, utilizando o programa EXCEL Office 365. Analisando os questionários observou-se que todos os professores possuem nível superior, destes mais de 60 % em instituição de ensino pública estadual. Nos municípios de Governador Dix-Sept Rosado, Grossos e Mossoró mais de 60 % dos seus professores realizaram atividades de formação continuada e quase sempre utilizam os conhecimentos adquiridos, em Caraúbas 60 % se especializaram, destes apenas 47 % “Quase sempre” e 33 % “Eventualmente” abordam os temas em sala de aula. Em Mossoró 40 % dos seus professores tem carga horária semanal de 40 horas aula. O salário bruto dos profissionais de educação em Grossos variam de um a três salários mínimos. Buscando saber a importância do tema “conservação do solo” para a formação dos alunos, observou-se que mais de 40 % destes nos municípios de Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado e Mossoró acham que o tema é muito relevante, há também os que acham que o tema é pouco relevante, em Caraúbas (20 %), Governador Dix-Sept Rosado e Grossos (27 %), e Mossoró (18 %). Por outro lado, aproximadamente 40 % dos alunos afirmam que esse tema raramente é abordado, no município de Grossos uma parcela considerável, cerca de 30 % diz que o tema nunca foi discutido em sala de aula. O perfil socioeconômico dos professores avaliados é caracterizado por profissionais de outras áreas acadêmicas que atuam na área de geografia e ciências, com baixos salários e elevada carga horária, apresentando carência de atividades de formação continuada na área de educação em solos. Entretanto o perfil dos alunos do Ensino fundamental é composto por indivíduos com certa vulnerabilidade socioeconômica; com interesse no tema “Conservação dos Solos”, tendo em vista que acham o tema muito relevante para sua formação acadêmica, mas que raramente é abordado pelos professores.
Keywords: Pedologia
Metodologia participativa e educativa
Ciências
Geografia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Agrárias - CCA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6609
Issue Date: 31-May-2021
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