Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6693
Type: Dissertação
Title: Autonarrativas no encontro com pedagogas de morada nova ce: uma experiência de promoção da educação inclusiva de crianças com diagnóstico de autismo
Authors: Girão, Adriana Kelly Gomes
First Advisor: Demoly, Karla Roseane do Amaral
First member of the board: Monte, Washington Sales do
Second member of the board: Francisco, Deise Juliana
Resume: A pesquisa intitulada “Autonarrativas no encontro com pedagogas de Morada Nova - Ceará: uma experiência de promoção da educação inclusiva de crianças com diagnóstico de autismo” discute mudanças cognitivas referidas às ações de pedagogas que realizam a reflexão sobre o trabalho com crianças autistas. O contexto da pesquisa envolve a busca de promoção da educação inclusiva e a ampliação do entendimento sobre o percurso de pedagogas, por meio da discussão de marcadores presentes nas autonarrativas das participantes. O tema do autismo tem sido amplamente discutido nas pesquisas científicas e torna-se presente na reflexão das comunidades escolares que, ao acolherem crianças autistas e promoverem a integração escolar, têm a tarefa de oportunizar aprendizagens e processos inclusivos. Nesta direção e, estando a autora do estudo envolvida em práticas de formação no contexto da educação em Morada Nova Ceará, a pesquisa se organiza a partir da seguinte pergunta: - Como professoras atualizam e modificam suas ações referidas ao trabalho com crianças autistas na escola? Este estudo teve o objetivo central de compreender como pedagogas modificam suas ações cognitivas na relação com crianças autistas e, com o trabalho, contribuir com saberes e conhecimentos que subsidiem experiências em que estas crianças nas escolas não estejam apenas integradas, mas que as práticas promovam um ambiente acolhedor e construtivo para as aprendizagens e o cuidado, respeitando as diversas formas de ser, interagir, aprender. Buscamos como intercessores teóricos autores que acolhemos por discutirem em perspectiva inclusiva o tema do autismo, entre os quais destacamos: Grandin (2015), Laurent (2014), Ortega (2009; 2008). O método que adotamos na reflexão considera os estudos da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela (1997; 2001) e estudos mais recentes de Pellanda (2015), Henriques (2019), De Freitas et al. (2020), que trazem o linguajar e as autonarrativas como modo de acessar percursos nos quais os participantes experienciam e tornam mais perceptíveis mudanças nas condutas em torno de uma pergunta que acolhem no percurso do viver. Para construção da metodologia da pesquisa, tomamos como base a pesquisa qualitativa e a perspectiva sistêmica, nas quais o pesquisador está implicado enquanto observador e enquanto sujeito que se transforma no próprio ato de explicar. Empregamos a metodologia em primeira pessoa, observamos as ações perceptíveis nas experiências das participantes e pudemos observar e discutir como compreendem o trabalho pedagógico com alunos autistas e como, a partir dos encontros, modificam ideias, emoções e ações na experiência como professoras de alunos autistas. A pesquisa foi desenvolvida com professoras da rede pública municipal de Morada Nova e, devido à Pandemia Covid-19, se deu por meio de encontros em ambiente virtual que favoreceu a tecitura de autonarrativas. A metodologia e os procedimentos de pesquisa envolveram o emprego de pistas do método da catografia nas quais interessam os processos vividos, os fluxos e as emergências que pudemos observar e discutir na experiência das pedagogas participantes. A aproximação dos saberes da psicologia, área de formação da autora do estudo e da pedagogia, enriquecidos com novas pesquisas transdisciplinares sobre os conceitos e campos de discussão presentes na pesquisa - autismo, cognição - inclusão educativa - favoreceram, no operar das autonarrativas das pedagogas, mudanças nas ações cognitivas direcionadas à promoção do cuidado e ao fortalecimento da experiência da educação inclusiva na escola. Bons encontros foram construídos com pedagogas para conversar e construir caminhos relacionados ao percurso de crianças autistas na escola. A partir destes, desenvolvemos o processo de autonarrativas que constrói possibilidades para não somente detalhar uma experiência vivida, pois permite afetar-se e ser afetado, transformar-se no ato de pesquisar com coletivos e comunidades, neste caso, um coletivo de pedagogas. Como resultados da pesquisa pudemos identificar alguns deslocamentos no modo como as pedagogas compreendem a experiência própria, inquietudes, vontade de saber, busca de maior clareza sobre as necessidades de aprendizagem sobre o autismo e a educação inclusiva. A escuta e a observação das próprias autonarrativas e as redes de conversações tecidas nas oficinas oportunizaram o desencadear de processos de transformação na experiência. Ideias, emoções e modos de ação emergiram em fluxos e nos marcadores destacados das autonarrativas como movimentos e possibilidades de transformação. Temores, inseguranças, instabilidades compartilhadas nas oficinas se transformavam nos excertos transcritos trazidos à reflexão. Confiança, desejo de aprender e promover a inclusão tornaram-se perceptíveis na experiência. Ideias sobre a diferença no trabalho com crianças autistas na escola inclusiva emergem como possibilidades de construção para as pedagogas. E o sentimento que ficou para a autora de toda essa trajetória é que a educação inclusiva é um desafio que precisamos assumir, não é simples e vale ressaltar que podemos ampliar o entendimento neste encontro entre os campos da pedagogia e da psicologia, complexificado ao adotarmos a perspectiva transdisciplinar e sistêmica, promovendo encontros que possbilitam autonarrativas que configuram processos de constituição de si e do conhecer. A compreensão sobre o percurso de aprendizagem de crianças autistas requer estudo rigoroso e, ainda, que nossa própria experiência clínica e de formação siga. Afinal, tudo começa com o sonho de mudar algo, a começar por nós mesmos. Avante!
Abstract: The research entitled "Autonarrativas no encontro com pedagogas de Morada Nova - Ceará: uma experiência de promoção da educação inclusiva de crianças com diagnóstico de autism" discusses cognitive changes referring to the actions of pedagogues that reflect on the work with autistic children. The context of the research involves the search for the promotion of inclusive education and the broadening of the understanding of the pedagogical path, through the discussion of markers present in the participants' autonarratives. The theme of autism has been widely discussed in scientific research and becomes present in the reflection of school communities that, by welcoming autistic children and promoting school integration, have the task of providing opportunities for learning and inclusive processes. In this direction and, being the author of the study involved in training practices in the context of education in Morada Nova Ceará, the research is organized based on the following question: - How do teachers update and modify their actions related to working with autistic children in school? This study had the central objective of understanding how pedagogass modify their cognitive actions in the relationship with autistic children and, with the work, contribute knowledge and insights that subsidize experiences in which these children in schools are not only integrated, but that the practices promote a welcoming and constructive environment for learning and care, respecting the various forms of being, interacting, learning. We seek as intercessors theoretical authors that we welcome for discussing in an inclusive perspective the subject of autism, among which we highlight: Grandin (2015), Laurent (2014), Ortega (2009; 2008). The method we adopted in our reflection considers the studies of the Biology of Knowledge of Humberto Maturana and Francisco Varela (1997; 2001) and more recent studies of Pellanda (2015), Henriques (2019), De Freitas et al. (2020), who bring the language and the autonarratives as a way to access pathways in which participants experience and make more noticeable changes in behaviors around a question that they welcome in the path of living. In order to construct the methodology of the research, we take as a basis qualitative research and the systemic perspective, in which the researcher is involved as an observer and as a subject who becomes the very act of explaining. We employ the methodology in first person, we observe the actions perceived in the experiences of the participants and we were able to observe and discuss how they understand the pedagogical work with autistic students and how, from the meetings, they modify ideas, emotions and actions in the experience as teachers of autistic students. The research was developed with teachers from the public municipal network of Morada Nova and, due to the Covid-19 Pandemic, it took place through meetings in a virtual environment that favored the weaving of autonarratives. The methodology and procedures of the research involved the use of clues of the catography method in which the lived processes, the flows and the emergencies that we could observe and discuss in the experience of the pedagogical participants are of interest. The approximation of the knowledge of psychology, the area of formation of the author of the study and of pedagogy, enriched with new transdisciplinary research on the concepts and fields of discussion present in the research - autism, cognition - educational inclusion - favored, in the operation of the pedagogical autonarratives, changes in the cognitive actions directed to the promotion of care and the strengthening of the experience of inclusive education in the school. Good meetings were built with pedagogues to talk and build paths related to the path of autistic children in school. From these, we have developed the process of autonarratives that builds possibilities to not Only detail a lived experience, but also to affect and be affected, to become the act of researching with collectives and communities, in this case, a collective of pedagogues. As a result of the research we were able to identify some displacements in the way the pedagogues understand their own experience, worries, willingness to know, search for greater clarity about the learning needs about autism and inclusive education. The listening and observation of the selfreferrals and the networks of conversations woven in the workshops made it possible to trigger processes of transformation in the experience. Ideas, emotions and modes of action emerged in the flows and markers highlighted in the autonarratives as movements and possibilities of transformation. Fears, insecurities, instabilities shared in the workshops became the transcribed excerpts brought to reflection. Trust, a desire to learn and promote inclusion became perceptible in the experience. Ideas about the difference in working with autistic children in an inclusive school emerged as possibilities for Building pedagogies. And the feeling that remained for the author of all this trajectory is that inclusive education is a challenge that we need to take on, it is not simple and it is worth emphasizing that we can broaden the understanding in this meeting between the fields of pedagogy and psychology, complexed by adopting the transdisciplinary and systemic perspective, promoting meetings that possbilitate autonarratives that configure processes of self constitution and knowledge. The understanding of the learning path of autistic children requires rigorous study and also that our own clinical experience and training follow. After all, everything begins with the dream of changing something, starting with ourselves. Forward!
Keywords: Autismo
Cognição
Educação inclusiva
Psicologia
Pedagogia
Autism
Cognition
Inclusive education
Psychology
Pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Institution Initials: UFERSA
Department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Program Name: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI
Citation: Girão (2020) (GIRÃO, 2020)
Access Type: Acesso Aberto
URI License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6693
Issue Date: 29-Dec-2020
License Term: CC-BY-SA
Appears in Collections:Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AdrianaKGG_DISSERT.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons