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Type: Dissertação
Title: Formação docente em tempos de pandemia ano (2020) no contexto da educação do campo em Mossoró-RN
Authors: Gurgel, Aline Kartienne Lima de Morais
First Advisor: Oliveira, Gerciane Maria da Costa
First Co-advisor: Sousa Júnior, Francisco Souto de
First member of the board: Vieira, Kyara Maria de Almeida
Second member of the board: Gurgel, Gabriela Cemirames de Sousa
Resume: O presente trabalho versa sobre a formação docente em tempos de pandemia, partindo de um olhar sobre essa realidade, na Educação do Campo no âmbito da UFERSA. Com o objetivo geral de analisar a adoção do ensino remoto/suplementar no semestre 2020.1 na UFERSA sobre a ótica da docência on-line dos professores e discentes que atuam no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (Mossoró-RN). Ao longo da pesquisa, alguns objetivos específicos foram se delineando buscando: 1) compreender a contextualização do movimento por uma educação do campo; 2) discutir sobre as Tec-nologias Associadas à Educação; 3) analisar o contexto das aulas remotas do curso In-terdisciplinar em Educação do Campo UFERSA (Mossoró-RN); 4) Identificar o nível de formação dos discentes no ambiente do ensino acadêmico permeado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto da atual pandemia. A problematização se ampara nos aspectos que envolvem a realidade docente e discente que vivenciam um processo de formação mediado pelo uso das tecnologias em meio a uma pandemia cau-sada pelo Covid-19. Partimos de uma abordagem qualitativa e quantitativa utilizando questionários compostos, respectivamente, por uma escala de Likert e questões abertas. Os dados quantitativos foram analisados por meio da estatística clássica. Os dados qua-litativos foram abordados segundo a análise de conteúdo, com categorias que emergiram da leitura das respostas baseado na análise de conteúdo de Bardin (1977). Teoricamen-te, a discussão respalda-se nas concepções de diferentes autores, a partir de Souza (2016), Amora et al. (2011), Pocho et al. (2014), Sampaio et al. (2014), Leal e Menga-relli (2018), Arroyo, Caldart e Molina (2011-2017,2018), Lima e Silva (2011), Costa (2014), Imbernón (2006), Pimenta (2006), Fazenda et al. (2014), entre outros. Para a Metodologia: Gil (2008) e Severino (2007). Para o(a) professor(a), partícipe da pesqui-sa, alguns requisitos pedagógicos estão sendo necessários ao estabelecimento de uma nova concepção de aprendizagem, articulação e produção de atividades inerentes à do-cência, sua fala demonstra que mesmo para um(a) profissional com experiência, alto nível de formação, curso de aperfeiçoamento para trabalhar com as ferramentas digitais de informação e comunicação, ainda existem inúmeras dificuldades, dentre elas: atuação prática com as aulas remotas, uso das ferramentas tecnológicas, fatores emocionais, engajamento da família e dos espaços de formação, mais autonomia, protagonismo, en-volvimento e equilíbrio emocional por parte dos discentes, confinamento e distancia-mento social. Constatamos também que as aulas remotas causam ansiedade, insegurança e afetam a formação inicial dos discentes em algum momento. Os resultados apontam que para os discentes as dificuldades no acesso as aulas, fatores emocionais, internet que nem sempre é de boa qualidade, prejudicam o rendimento nas aulas remotas em tempos de pandemia e se consideram participativos nas aulas e que recebem um feed-back considerado mediano por parte do professor
Abstract: The present work deals with teacher education in times of pandemic, taking a look at this reality in rural education at UFERSA. The general objective is to analyze the adop-tion of remote/supplementary education in the semester 2020.1 at UFERSA from the perspective of online teaching of teachers and students who work in the Interdiscipli-nary Degree in Rural Education (Mossoró-RN). Throughout the research, some specific objectives were outlined seeking to: 1) understand the contextualization of the move-ment for an education in the countryside 2) discuss the Technologies Associated with Education 3) analyze the context of the remote classes of the Interdisciplinary Degree in Field Education UFERSA (Mossoró-RN) 4) Identify the level of training of students in the environment of academic education permeated by Information and Communication Technology (ICT) in the context of the current pandemic. The problematization is sup-ported by the aspects that involve the reality of teachers and students who experience a training process mediated by the use of technologies in the midst of a pandemic caused by Covid-19. We started from a qualitative and quantitative approach using question-naires composed, respectively, by a Likert scale and open questions. Quantitative data were analyzed using classical statistics. Qualitative data were approached according to content analysis, with categories that emerged from the reading of the answers based on Bardin's content analysis (1977). Theoretically, the discussion is supported by the con-ceptions of different authors starting with Souza (2016), Amora et. al (2011),Pocho et al. .(2014), Sampaio et al (2014),Leal and Mengarelli (2018), Arroyo, Caldart and Mo-lina (2011-2017,2018), Lima and Silva (2011),Costa (2014)). Imbernón (2006); Pimenta (2006). Fazenda et al (2014), among others. For Methodology: Gil (2008), Severino (2007). For the teacher, a participant in the research, some pedagogical requirements are necessary to establish a new conception of learning, articulation and production of ac-tivities inherent to teaching, his speech shows that even for a professional with experi-ence, high level of education, improvement course to work with digital tools of infor-mation and communication, there are still many difficulties, among them: Practical ex-perience with remote classes, use of technological tools, emotional factors, engagement of the family and of training spaces, more autonomy, protagonism, involvement and emotional balance on the part of the students, confinement and social distance. We also found that remote classes cause anxiety, insecurity, and affect the students' initial for-mation at some point. The results indicate that for the students the difficulties in access-ing the classes, emotional factors, internet that is not always of good quality, harm their performance in remote classes in times of pandemic, and that they consider themselves participative in the classes and that they receive average feedback by the teacher
Keywords: Pandemia
Ensino Remoto
Tecnologia Educacional
Formação Docente
Educação do Campo
Pandemic
Remote Teaching
Educational technology
Teacher Education
Rural Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Institution Initials: UFERSA
Department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Program Name: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI
Citation: Gurgel (2021) (GURGEL, 2021)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6824
Issue Date: 26-Feb-2021
License Term: CC-BY-SA
Appears in Collections:Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições

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