Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6827
Type: Dissertação
Title: Modelo multicritério para identificação de aplicativos de tradução utilizados na mediação educacional da pessoa surda: uma abordagem participativa
Authors: Lemos, Gustavo Coringa de
First Advisor: Carmo, Breno Barros Telles do
First Co-advisor: Vieira, Kyara Maria de Almeida
Second Co-advisor: Oliveira, Gerciane Maria da Costa
First member of the board: Carmo, Breno Barros Telles do
Second member of the board: Vieira, Kyara Maria de Almeida
Third member of the board: Oliveira, Gerciane Maria da Costa
Fourth member of the board: Rocha, Simone Maria da
Fifth member of the board: Gonçalo, Thomas Edson Espíndola
Resume: A inclusão social visa garantir ao estudante com deficiência o acesso e permanência ao sistema educacional qualificado. Dentre as pessoas com deficiências inseridas no sistema de ensino brasileiro estão os surdos, que rotineiramente enfrentam o desafio de um sistema onde faltam professores capacitados para a utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em suas atividades acadêmicas. As tecnologias assistivas (TA) podem suprir, em parte, esta lacuna, cumprindo uma função relevante no processo educacional da pessoa surda. Entretanto, nem todas elas são completamente adequadas à inclusão da pessoa surda no ambiente escolar. Assim, identificar quais dessas tecnologias são mais adequadas para este processo de inclusão é um fator fundamental para uma efetiva inclusão da pessoa surda na escola. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo propor um modelo multicritério para subsidiar o processo de escolha de aplicativos e/ou recursos de TA na perspectiva da mediação educacional dos surdos, considerando contextos locais. A metodologia proposta está dividida em três etapas: (i) concepção do modelo; (ii) coleta de dados e; (iii) classificação dos aplicativos. O modelo proposto foi aplicado para ilustrar seu funcionamento junto a discentes ouvintes do Curso de Licenciatura em Letras/Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Campus Caraúbas. Os aplicativos VLIBRAS e HANDTALK foram classificados como “Adequados”, o PRODEAF como “Pouco Adequado” e o FALIBRAS como “Inadequado”. Análise de sensibilidade demonstrou que os resultados de classificação obtidos são estáveis. Assim, conclui-se que é possível utilizar este modelo multicritério de referência para selecionar os aplicativos que são mais adequados para utilização no processo de mediação educacional da pessoa surda, uma vez que este se mostrou robusto e eficaz após a sua aplicação com os usuários desse tipo de tecnologia
Abstract: Social inclusion aims to guarantee students with disabilities access to and permanence in the qualified educational system. Among the people with disabilities included in the Brazilian education system are the deaf, who routinely face the challenge of a system lacking teachers trained in the use of Brazilian Sign Language (LIBRAS) in their academic activities. Assistive technologies (AT) can partially fill this gap, playing a relevant role in the educational process of the deaf person. However, not all of them are completely adequate for the inclusion of the deaf person in the school environment. Thus, identifying which of these technologies are most suitable for this inclusion process is a fundamental factor for an effective inclusion of deaf people in school. Therefore, this study aims to propose a reference model to support the process of choosing applications and/or TA resources from the perspective of educational mediation for the deaf, considering local contexts. The proposed methodology is divided into three stages: (i) conception of the model; (ii) data collection and; (iii) classification of applications. The proposed model was applied to illustrate its operation with students listeners of the Licentiate Course in Letters/Libras at the Federal Rural University of the Semi-Árido (UFERSA) – Caraúbas Campus. The VLIBRAS and HANDTALK applications were classified as "Adequate", PRODEAF as "Poor Adequate" and FALIBRAS as "Inadequate". The sensitivity analysis showed that the classification results obtained are stable. Thus, it is concluded that it is possible to use this multi-criteria reference model to select the applications that are most suitable for use in the educational mediation process of the deaf person, since it proved to be robust and effective after its application with users of this type of technology
Keywords: Tecnologia Assistiva
Acessibilidade Linguística
Análise Multicritério de Apoio à Decisão
Surdez
PROMSORT
Assistive Technology
Linguistic Accessibility
Multicriteria Decision Support Analysis
Deafness
PROMSORT
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Institution Initials: UFERSA
Department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Program Name: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI
Citation: Lemos (2021) (LEMOS, 2021)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6827
Issue Date: 30-Jul-2021
License Term: CC-BY-SA
Appears in Collections:Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GustavoCL_DISSERT.pdf6.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons