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Type: Dissertação
Title: Gestão democrática e autonomia universitária: uma análise sob a perspectiva da participação feminina na administração da ESAM/UFERSA (1991 2019)
Authors: Silveira, Rannah Munay Dantas da
First Advisor: Vieira, Kyara Maria de Almeida
First member of the board: Siqueira, Elisabete Stradiotto
Second member of the board: Cunha, André Victor Cavalcanti Seal da
Resume: A promulgação da Constituição de 1988 e a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996 estabeleceram a gestão democrática e a autonomia universitária como os pilares da gestão do ensino superior do país. No entanto, as bas es legais não são garantia plena da consecução destes princípios nos espaços universitários, sendo estas, fruto de uma luta permanente e cotidiana dos membros da comunidade acadêmica. E ste estudo se propõe a analisar historicamente e sob a perspectiva da p articipação feminina, a experiência da gestão democrática e da autonomia universitária da ESAM/UFERSA, Universidade Federal localizada no semiárido potiguar. A partir da pesquisa documental em acervos da referida universidade e entrevista semiestruturada c om mulheres que ocuparam ou ocupam cargos de gestão, objetivamos identificar e catalogar os documento s institucionais que formalizam ferramentas e procedimentos que possuem como objetivo a implantação da gestão democrática nos seus espaços de decisão, além de analisar como se constituiu a experiência da participação feminina nesse processo. Sobre gestão democrática e autonomia universitári a, dialogamos com os autores D urham 2005 ); R ibeiro 2017 W anderley 1987 ). No tocante as discussões sobre p articipaçã o feminina dialogamos especialmente com S alomão (2010) e F onseca ( Quanto à metodologia nos baseamos nos estudos de Albuquerque Jr ., 2012) sobre pesquisa histórica ; Bacellar (2005) no tocante as fontes documentais e Alberti 2005) quanto à importân cia das fontes orais Com o resultado s destacamos o avanço, ainda que tímido, da universidade em direção a democratização dos seus espaços de decisão , dependendo muitas vezes do perfil do /a Reitor /a , se mais democrático ou não, para avançar no sentido da pa rticipação para além da representação e deliberação que a gestão da universidade ainda é composta majoritariamente por homens , apesar do número de mulheres no quadro da universidade ter crescido de forma significativa nos últimos anos que mesmo sendo min oria na alta gestão, participamos de forma quase igualitária de comissões e comitês, reverberando o estigma do patriarcado de que somo s mãos uteis para o trabalho mas não para o comando; e por fim, que a realidade enfrentada pelas mulheres da ESAM/UFERSA, participantes da pesquisa, se assemelha a realidade de muitas outras mulheres ao ingressarem no mercado de trabalho , especialmente no tocante ao acúmulo de papéis sociais, de mãe, esposa, filha e gestora
Abstract: The promulgation of the 1988 Constitution and the National Education Guidelines and Bases law in 1996 established democratic management and university autonomy as the pillars of the country's higher education management. However, the legal bases are not a full guarantee of the achievement of these principles in university spaces, which are the result of a permanent and daily struggle by members of the academic community. This study aims to analyze historically and from the perspective of female participation, the experience of democratic management and university autonomy at ESAM / UFERSA, Federal University located in the semi-arid region of Rio Grande do Sul. Based on documentary research in the collections of that university and semi-structured interviews with women who held or occupy management positions, we aim to identify and catalog the institutional documents that formalize tools and procedures that aim to implement democratic management in their decision-making spaces, besides analyzing how the experience of female participation in this process was constituted. On democratic management and university autonomy, we spoke with the authors Durham (2005); Ribeiro (2017); Wanderley (1987). Regarding the discussions on female participation, we spoke especially with Salomão (2010) and Fonseca (2005). As for the methodology, we are based on the studies of Albuquerque Jr., (2012) on historical research; Bacellar (2005) regarding documentary sources and Alberti (2005) regarding the importance of oral sources. As a result, we highlight the university's progress, albeit timid, towards the democratization of its decision-making spaces, often depending on the profile of the Rector, whether more democratic or not, to move towards participation beyond representation. and deliberation; whereas university management is still mainly composed of men, although the number of women in the university has grown significantly in recent years; that even though we are a minority in top management, we participate on an almost equal basis in commissions and committees, echoing the stigma of patriarchy that we are useful hands for work but not for command; and finally, that the reality faced by the women of ESAM / UFERSA, participants in the research, resembles the reality of many other women entering the labor market, especially with regard to the accumulation of social roles, of mother, wife, daughter and manager
Keywords: Gestão Participativa
Autonomia Universitária
Participação Feminina
Participative Management
University Autonomy
Female Participation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Institution Initials: UFERSA
Department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Program Name: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI
Citation: Silveira (2020) (SILVEIRA, 2020)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6865
Issue Date: 30-Nov-2020
License Term: CC-BY-SA
Appears in Collections:Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições

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