Ciências Humanas - EDUFERSA

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    Patrimônio, povos do campo e memórias: diálogos com a cultura, a arte e a educação
    (EDUFERSA, 2020) Oliveira, Gerciane Maria da Costa (org).; Vieira, Kyara Maria de Almeida (org).
    Esta obra é a culminância do projeto “Para além das fazendas em pedra e cal: um estudo sobre o Patrimônio Rural (Ambiental e Cultural) do Semiárido Nordestino”, financiado pelo Edital Universal MCTI/CNPq Nº 01/ 2016. Com o objetivo de problematizar a abrangência do conceito de patrimônio rural, esta proposta investigativa se inscreve nas ações do Grupo de Estudos, Pesquisa e Ensino de Sociologia e Ciências Humanas (UFERSA). O livro conta com os textos derivados de pesquisas de Iniciação Científica (PIBIC/PICI-UFERSA) e TCCs do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LEDOC/UFERSA), dissertações de mestrado vinculadas ao Programa Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI/UFERSA) e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UECE), bem como reflexões de convidados/as nacionais e internacionais que contribuíram ao longo da realização do projeto. Três eixos norteiam a obra: o primeiro, está mais diretamente relacionado às discussões que pensam o patrimônio nas suas interfaces com os aspectos da memória e identidade; o segundo, reflete sobre a articulação do patrimônio com a cultura e identidade dos povos do campo; o terceiro se detém sobre assuntos que tangenciam o tema do patrimônio e/ou das ruralidades, enfocando diferentes dimensões tais como a economia, a cultura e a arte.
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    Rede de oficinandos na saúde e na educação: experiências que configuram formas de convivência
    (EDUFERSA, 2016) Demoly, Karla Rosane do Amaral (org.).; Freitas, Cláudia Rodrigues de (org.).
    Este livro é o encontro entre ideias e fazeres entre educação inclusiva e saúde mental coletiva, proposto a partir da linha de pesquisa Saúde mental e tecnologias digitais que reúne pesquisadores da UFERSA e colaboradores de Universidades parceiras. Na primeira parte do livro, o leitor vai encontrar um conjunto de reflexões determinadas pela temática – Inclusão escolar: as aprendizagens que emergem da experiência. As reflexões são fruto de pesquisas e experiências possiblitadoras de inclusão escolar. Os autores definem em seus textos o compromisso com a transdisciplinaridade, o trabalho colaborativo, a invenção pedagógica e tecnológica.Na segunda parte do livro forja-se o debate sobre – Saúde mental coletiva: dispositivos que produzem aprendizagem. –, em sintonia com a primeira parte, os trabalhos apontam conexões fundamentais entre educação, saúde e tecnologias.O conjunto de análises apresentadas neste livro nos permite refletir sobre as possibilidades do trabalho em rede, do trabalho colaborativo e transdisciplinar. A potência da implicação conta com as disciplinas, mas não fica nelas. São textos do âmbito da educação e da saúde que trazem possibilidades de efeitos que não encontram paradeiro nem aqui ou lá. Discussões em um campo e outro fazem conexão de campos para a saúde de ambos.