Mestrado em Administração

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    Inovação social e sustentabilidade no ensino público superior
    (2022-07-22) Costa, Yascara Pryscilla Dantas; Gomes, Clandia Maffini; Gomes, Clandia Maffini; Siqueira, Elisabete Stradiotto; Kneipp, Jordana Marques
    A busca por novos caminhos para a conscientização da necessidade de adoção de práticas mais sustentáveis passou a ser um discurso presente em várias IES na última década, as universidades federais, necessitaram adequar-se aos parâmetros estabelecidos por lei e criar seus próprios mecanismos de gestão sustentável, inserindo em seu planejamento ações que sejam voltadas para esse novo modelo de gestão, e assim, adotar medidas por meio da inovação social que possam contribuir com a sustentabilidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de inovação social e sua associação com a sustentabilidade em IES públicas do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, com o intuito de responder ao problema de pesquisa, realizou-se uma pesquisa com objetivos exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. No que concerne aos procedimentos técnicos e meios de investigação, foi realizado um estudo múltiplo de casos nas IES públicas do Estado do Rio Grande do Norte, os sujeitos da pesquisa foram compostos por servidores que atuam no cargo estratégico de gestão sendo um diretor e cinco pró-reitores. Para a coleta de dados do estudo foram utilizadas múltiplas fontes de evidências como a observação do pesquisador, entrevistas, pesquisas científicas anteriores e dados secundários coletados ao longo do processo da pesquisa. Quanto à técnica de análise de dados, foi análise de conteúdo que foram submetidos à triangulação. Como principais resultados foi possível verificar, a partir das evidências apresentadas, que o pressuposto do estudo – de que as práticas de inovação social estão associadas no desenvolvimento das práticas de sustentabilidade nas instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte – foi atendido. É possível destacar que as instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte praticam ações de inovação social, entretanto, muitas vezes a maioria dessas ações não são de conhecimento dos próprios atores que a praticam, a exemplo quando busca-se nos PDIs das universidades, todas possuem indicativos de práticas de inovação social e sustentabilidade, no entanto, na prática não executam essas ações. Portanto, é importante ressaltar que os aspectos culturais emergem como uma das principais evidências relacionadas a dimensão da inovação social, carecendo de uma maior atenção nas IES. Outro fator importante que deve ser mencionado é que a sustentabilidade por meio de suas principais dimensões – econômica, ambiental e social – deve perpassar a inovação social de forma transversal, buscando-se o equilíbrio entre estas três dimensões. Há que se destacar que a dimensão social é a mais presente nas relações no que concerne à inovação social e a sustentabilidade, isso deve-se ao papel da universidade frente ao desenvolvimento sustentável
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    Atitudes dos indivíduos frente à mudança organizacional: relação entre BPM e antecedentes de resistência à mudança
    (2021-12-09) Santos, Nataly Inêz Fernandes dos; Aires, Renan Felinto de Farias; Cabral, Lílian Caporlíngua Giesta; Medeiros Júnio, Josué Vitor de
    Com a crescente competitividade empresarial, as organizações têm se preocupado cada vez mais em acompanhar as mudanças no mercado e conhecer as reais necessidades dos clientes. Gestores, profissionais e pesquisadores aumentaram o interesse por novos modelos de negócios, como o Business Process Management (BPM) ou Gestão de Processos de Negócios, com foco nos clientes, mapeamento de atividades e medição para avaliar o desempenho e otimização dos processos. O BPM também é responsável pela mudança de cultura organizacional, a qual pode ser naturalmente acompanhada de certa resistência. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo investigar as atitudes dos indivíduos frente à mudança organizacional, considerando a implementação do BPM e alguns antecedentes de resistência à mudança. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, do tipo descritiva e com abordagem qualitativa, pois o estudo analisou, em profundidade, atitudes dos indivíduos em cenário de mudanças. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com colaboradores que passaram pela experiência de mudança organizacional do contexto de BPM no mercado brasileiro. A técnica de análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo, com codificação baseada em conceitos para categorizar as informações coletadas nas entrevistas. No que se refere às atitudes dos indivíduos relacionadas a mudança organizacional no contexto do BPM, foram percebidas tanto reações positivas quanto negativas. A satisfação, o medo, o estresse e a ansiedade estão dentre as emoções mais relatadas pelos sujeitos. Já os pensamentos dos indivíduos são contraditórios aos sentimentos negativos expressados, uma vez que benefícios organizacionais, facilidade e prazer no trabalho e benefícios pessoais foram os mais citados. Quanto ao comportamento, identificouse que os indivíduos falam bem da mudança e de modo geral aceitam-na, no entanto, foi notório o número de entrevistados que relataram fazer objeções quando necessário. Já com relação a percepção dos indivíduos quanto à confiança na gestão, os entrevistados relataram habilidades e competências de liderança nos detentores de poder e segurança no líder como pontos positivos. Apesar disso, também foi dado ênfase a falta de comunicação nas fases do processo. Conclui-se que a pesquisa forneceu uma contribuição relevante para a área de estudo, uma vez que a relação entre BPM e resistência à mudança ainda é uma problemática passível de mais aprofundamentos. Isso ficou claro a partir dos novos achados da pesquisa, isto é, dos antecedentes de resistência à mudança que surgiram dos dados, como o desconforto e preocupação, segurança quanto à mudança que estava ocorrendo, relação com os colegas de trabalho, improvisações, orgulho e agressividade por parte do líder do processo
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    Relação entre eficiência dos gastos públicos nos cursos presenciais de graduação em administração do brasil e níveis de disclosure
    (2022-04-27) Batista, Lissandro Arielle Vale; Silva, Wesley Vieira da; Silva, Wesley Vieira da; Nobre, Fábio Chaves; Veiga, Claudimar Pereira da; Silva, Luciana Santos Costa Vieira da; Dalazen, Luciano Luiz
    A presente dissertação visa investigar a relação existente entre a eficiência dos gastos públicos com o nível de disclosure dos cursos presenciais de graduação em administração das instituições públicas brasileiras. O estudo é de suma importância para identificar o nível de eficiência dos cursos quanto à aplicação de recursos públicos, assim como o nível de transparência das informações dos cursos mediante suas páginas digitais. A sociedade cobra intensamente eficiência do gasto público nas instituições públicas, principalmente nas universidades públicas, tendo em vista os questionamentos sobre o investimento na educação nos últimos tempos. A transparência dos dados e o acesso à informação são, na atualidade, tópicos que os órgãos de controle e a sociedade visam demasiadamente nas instituições públicas. Esta pesquisa possui natureza quantitativa, utilizando métricas de programação linear e estatística. O trabalho contou com uma amostra de 166 cursos presenciais de graduação em administração, sendo 91 de universidades federais e 31 de universidades estaduais. Para atingir o objetivo da pesquisa, utilizou-se a Análise Envoltória de Dados (DEA), modelo Banker, Charnes e Cooper (BCC), orientada pra output, para avaliar o nível de eficiência dos cursos. Mensurou-se o nível de disclosure por meio de pesquisas nas páginas oficiais dos cursos de administração, definindo-se 71 itens para análise. Utilizou-se a regressão logística binária para verificar a conformidade do modelo utilizado. O estudo contribui para a literatura, pois une dois temas bastante utilizados nas instituições públicas, porém que não foram abordados em conjunto. Assim como, pode contribuir politicamente visando melhorias na padronização das páginas eletrônicas por parte das IES. amenta de gestão para as Instituições Públicas. Os resultados mostraram que a maioria dos cursos não são eficientes e que o nível de disclosure dos cursos é muito baixo. As instituições federais se destacaram na média dos níveis de eficiência e de disclosure, enquanto as estaduais obtiveram as menores médias
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    Radar da inovação: uma análise do grau de inovação organizacional em empresas graduadas
    (2022-02-17) Braga, Levi Cunha; Correia, Ana Maria Magalhães; Correia, Ana Maria Magalhães; Miranda, Ana Lúcia Brenner Barreto; Silva, Napiê Galvê Araújo; Gonçalves, Helen Silva
    O presente trabalho tem como objetivo analisar o grau de inovação organizacional das empresas graduadas localizadas em incubadoras no Rio Grande do Norte. Os objetivos específicos são: identificar o perfil das empresas graduadas; identificar as ações de inovação propostas pelas empresas graduadas; aplicar o radar da inovação nas empresas graduadas e analisar as dimensões propostas pelo radar da inovação nas empresas graduadas. A justificativa para a escolha do ambiente de estudo se deu pelo fato de esses ambientes estarem em constante crescimento e desenvolvimento. Este trabalho tem como base teórica o entendimento e a percepção do fator inovação pelas sociedades, conceitos de inovação que apontam sua importância para o âmbito empresarial, uma apresentação das tipologias de inovação, os modelos de mensuração nas empresas, o conceito do radar de inovação e como essa ferramenta pode auxiliar e medir o grau de inovação e, por fim, o processo de incubação e a definição de empresas graduadas de base tecnológica, para, assim, facilitar o entendimento do leitor acerca dos temas que fazem parte deste trabalho. Esta pesquisa é considerada qualitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica. Os instrumentos de coleta utilizados foram questionário e entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados do roteiro de entrevista, foi utilizada a análise interpretativa. Foram entrevistados 9 (nove) empreendedores das empresas graduadas. Em relação aos resultados, verificou-se que as empresas graduadas são inovadoras ocasionais, com média de 3,60, em decorrência da existência de inovações de grande impacto organizacional nos últimos 3 (três) anos. É interessante mencionar que, das 9 (nove) empresas graduadas estudadas, 7 (sete) apresentaram médias acima de 3,0, consideradas empresas inovadoras ocasionais, e as outras 2 (duas) empresas graduadas, com médias pouco acima de 2,0, analisadas como pouco ou nada inovadoras. Várias ações inovadoras implantadas foram citadas pelos empreendedores, como: inovação nos produtos, marketing digital, melhoria no portfólio comercial, implantação de sistema de acompanhamento de projetos, inovações nos processos, etc. As inovações mais citadas foram mudanças nos produtos e a criação de novas estratégias de marketing. Conclui-se que a pesquisa contribui para a geração do conhecimento teórico e prático. Na perspectiva teórica, foi vista a possibilidade de melhorias nas dimensões do radar e a sugestão de novas dimensões para o radar da inovação. No cenário prático, as empresas graduadas, através do grau de maturidade, tiveram a oportunidade de analisar o estágio atual das suas empresas nas 13 (treze) dimensões estudadas. Além disso, puderam comparar e refletir sobre suas maiores dificuldades e transformá-las em ações para a busca de melhorias. Através das informaçõeslevantadas e analisadas, verificou-se que as empresas graduadas do Rio Grande do Norte, em sua maioria, são empresas inovadoras
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    Efeitos da somatização da COVID-19 e do contexto de trabalho sobre o job embeddedness em docentes do ensino superior
    (2022-04-04) Vale, Aline Francilurdes Nery do; Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama; Nobre, Liana Holanda Nepomuceno; Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama; Nobre, Liana Holanda Nepomuceno; Gomes, Clandia Maffini; Sousa, Juliana Carvalho de
    O objetivo deste trabalho é analisar o efeito da somatização da COVID-19 e do Contexto de Trabalho sobre Job Embeddedness em Docentes do Ensino Superior. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e explicativa. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa quantitativa, do tipo survey. O universo de pesquisa consiste nos docentes de instituições públicas e privadas de ensino superior das regiões nordeste e sul do Brasil. A amostra foi não probabilística e por conveniência obtendo uma amostra de 204 participantes. Quanto às técnicas de análise, utilizou-se a análise fatorial exploratória (AFE), a Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e a Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os dados serão analisados com o auxílio do software SPSS – Statistical Package for the Social Sciences, versão 2.7 e do software AMOS – Analysis Of MOment Structures. Os resultados evidenciam que a Somatização exerce um efeito negativo sobre o JE, podendo-se concluir que a partir da ansiedade e melancolia gerados pela pandemia, os docentes apresentam menor desejo de permanecer naquela atividade/função. Além disso, com relação a somatização da COVID-19, tem-se que quanto maior a ansiedade e a melancolia do docente, mais insatisfeito estará com o seu contexto de trabalho (relações socioprofissionais, organização do trabalho e condições de trabalho). Vale destacar que não houve associação significativa ao relacionar a somatização da COVID-19 com o JE. No que se associa a relação entre Contexto de Trabalho e JE, os resultados evidenciaram que um aumento na insatisfação com o contexto do trabalho provoca uma diminuição no JE. Em conclusão, tem-se que a busca por reduzir possíveis questão de rotatividade organizacional perpassa por condições de trabalho exequíveis para os docentes dentro nos diferentes modais de ensino, fazendo necessário considerar a tendência pós pandemia, na qual visa adotar um caráter híbrido, mantendo parte de suas atividades de ensino no remoto. Ademais, vale destacar a perspectiva da originalidade, atualidade e rigor metodológico da presente pesquisa
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    Influência do otimismo, excesso de confiança e da percepção de risco nas decisões de investimento das empresas no contexto da pandemia do COVID-19
    (2022-06-03) Costa, Alexandre Henrique Cavalcante da; Nobre, Liana Holanda Nepomuceno; Nobre, Liana Holanda Nepomuceno; Nobre, Fábio Chaves; Dalazen, Luciano Luiz; Silva, Wesley Vieira da
    O mundo passa por um grande desafio com a crise global de saúde provocada pela pandemia do coronavírus (COVID-19) com reflexos em todos os aspectos da vida humana, incluindo impactos causados na economia de todos os setores da sociedade. Nesse cenário inconstante e de bastante incerteza, os tomadores de decisão devem agir de forma a responder aos desafios causados por essa crise. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho é analisar a influência do otimismo, excesso de confiança e da percepção de risco na decisão de investimento (desinvestimento) de iniciar, expandir, manter, reduzir ou encerrar o negócio no contexto da pandemia do COVID-19. Foi desenvolvido um estudo descritivo e explicativo, de abordagem quantitativa. Foram aplicados questionários físicos com visita direta aos estabelecimentos. O otimismo e o excesso de confiança foram mensurados, individualmente, pela escala de Paula et al. (2020) e a percepção de risco pela escala adaptada de Robinson e Marino (2013). Os resultados confirmaram que o viés do otimismo e o viés do excesso de confiança são altamente correlacionados e que, de maneira geral, os gestores apresentam esses vieses em qualquer das situações de investimento identificadas. Com relação a percepção de risco, observou-se maior variabilidade entre os respondentes, sendo mais evidente entre os empresários que reduziram os investimentos durante a pandemia. Observou-se o efeito direto entre a percepção de risco dos empresários pesquisados e a decisão de desinvestir, enquanto os vieses comportamentais estudados, por estarem presentes sistematicamente nos empresários, apresentaram pouca ou nenhuma capacidade de discriminação em relação às decisões de investimento. A contribuição desta dissertação se referiu a descrever e identificar nos gestores os vieses do otimismo e do excesso de confiança, assim como a percepção de risco, analisando a relação com as decisões de investimento com intuito de auxiliar a melhor tomada de decisão em períodos incertos como o vivenciado durante o estudo