Licenciatura em Computação

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 37
  • Item
    Gestão emocional e ferramenta roda da vida com foco no pilar qualidade de vida: um estudo de caso para três grupos de universitários
    (2023-05-30) Silva, Pedro Henrique Holanda da; Silva, Sandra Regina Rocha; Silva, Sandra Regina Rocha; Perez, Francisca Monteiro da Silva; Duarte, Felipe Lima
    Este artigo apresenta uma ação do projeto de extensão PROEX Capacitação em Inteligência Emocional e Desenvolvimento Pessoal. Esta ação compreendeu um estudo de caso da aplicação da ferramenta de coaching roda da vida para gestão emocional para três grupos de universitários: 1° grupo composto por universitários calouros do curso de ciências contábeis; 2° grupo composto por universitários do segundo período do curso de administração; e 3° grupo composto por universitários que participaram na oficina VI Semana da Engenharia de Software e Ciência da Computação. A roda da vida é uma ferramenta de avaliação do desenvolvimento pessoal composta por 4 pilares, sendo que cada um desse pilares possui três eixos Pilar pessoal com eixos - 1° eixo: saúde e disposição; 2° eixo: desenvolvimento intelectual; 3° eixo: equilíbrio emocional. Pilar profissional com eixos - 1° eixo: realização e propósito; 2° eixo: recursos financeiros; 3° eixo: contribuição social. Pilar de relacionamentos com eixos - 1° eixo: família; 2° eixo: afetividade; 3° eixo: vida social. Pilar qualidade de vida com eixos - 1° eixo: criatividades, hobbies e diversão; 2° eixo: plenitude e felicidade; 3° eixo: espiritualidade. O objetivo da ação foi disseminar informações sobre gestão emocional, apresentar para o público alvo a ferramenta prática de autoconhecimento roda da vida, sistematizar os dados deste autoconhecimento e fazer um estudo mais detalhado do eixo qualidade de vida. A ação foi implementada no formato de uma oficina aplicada para cada grupo em abril de 2023 com duração aproximada de 2 horas, composta por uma parte teórica, onde foi apresentado o projeto de extensão e uma visão geral sobre a temática de inteligência emocional, seguida de uma explicação e aplicação prática da ferramenta roda da vida. A ferramenta Roda da vida se mostrou adequada para conscientizar os participantes sobre o desenvolvimento pessoal, e a apresentação do projeto ajudou os participantes a terem noções gerais sobre o tema de inteligência emocional.
  • Item
    Pilar relacionamentos da Roda da Vida na gestão emocional: um estudo de caso para alunos do segundo ano do ensino médio da escola Estadual Coronel Solon
    (2023-05-30) Galdino, Heloísa Karla Roldão; Rocha, Sandra Regina; Rocha, Sandra Regina; Perez, Francisca Monteiro da Silva; Duarte, Felipe Lima
    Este artigo apresenta uma ação do projeto de extensão vinculado à PROEX onde trata da Capacitação em Inteligência Emocional e Desenvolvimento Pessoal. Esta ação compreendeu um estudo de caso da aplicação da ferramenta de coaching Roda da Vida para gestão emocional em um grupo de 23 alunos do segundo ano do ensino médio, da Escola Estadual Coronel Solon, em Grosso/RN. A Roda da Vida é uma ferramenta de avaliação do desenvolvimento pessoal composta por 4 pilares, sendo que cada um desses pilares possui três eixos Pilar pessoal com eixos - 1° eixo: saúde e disposição; 2° eixo: desenvolvimento intelectual; 3° eixo: equilíbrio emocional. Pilar profissional com eixos - 1° eixo: realização e propósito; 2° eixo: recursos financeiros; 3° eixo: contribuição social. Pilar de relacionamentos com eixos - 1° eixo: família; 2° eixo: afetividade; 3° eixo: vida social. Pilar qualidade de vida com eixos - 1° eixo: criatividades, hobbies e diversão; 2° eixo: plenitude e felicidade; 3° eixo: espiritualidade. O objetivo da ação foi disseminar informações sobre gestão emocional, apresentar ao público-alvo a ferramenta prática de autoconhecimento, Roda da Vida, sistematizar os dados deste autoconhecimento e fazer um estudo mais detalhado do pilar relacionamentos. A ação foi implementada no formato de uma oficina aplicada para o grupo no dia 17 de maio de 2023, com duração aproximada de 2 horas, composta por uma parte teórica, onde foi apresentado o projeto de extensão e uma visão geral sobre a temática de inteligência emocional, seguida de uma explicação e aplicação prática da ferramenta Roda da Vida. Considerando o eixo relacionamentos, os aspectos receberam a seguinte pontuação média: 8,2 para o eixo Família, 8,1 para o eixo Afetividade 7,9 e para o eixo vida social 8,8. Observamos o interesse e satisfação dos participantes durante a oficina. A ferramenta Roda da Vida se mostrou adequada para conscientizar os participantes sobre o desenvolvimento pessoal e a apresentação do projeto ajudou os participantes a terem noções gerais sobre o tema de inteligência emocional.
  • Item
    Inteligência emocional e a ferramenta roda da vida: Um estudo de caso com foco no pilar profissional aplicado a alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Alfredo Simonetti - CEJA
    (2023) Duarte, Hállysson Henrique Fagundes; Silva, Sandra Regina Rocha; Silva, Sandra Regina Rocha; Perez, Francisca Monteiro da Silva; Duarte, Felipe Lima
    Este artigo apresenta uma ação do projeto de extensão PROEX Capacitação em Inteligência Emocional e Desenvolvimento Pessoal. Esta ação, compreendeu um estudo de caso da aplicação da ferramenta de coaching roda da vida, para gestão emocional para um grupo de 41 alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Alfredo Simonetti. O objetivo da ação foi disseminar informações sobre gestão emocional, apresentar para o público-alvo a ferramenta prática de auto conhecimento roda da vida, sistematizar os dados deste auto conhecimento e fazer um estudo mais detalhado do pilar profissional. A ação foi implementada no formato de uma oficina aplicada ao grupo em 09 de maio de 2023 com duração aproximada de 2 horas, composta por uma parte teórica, onde foi apresentado o projeto de extensão e uma visão geral sobre a temática de inteligência emocional, seguida de uma explicação e aplicação prática da ferramenta roda da vida. Que é constituída de quatro pilares: O pilar Pessoal, Profissional, Relacionamentos e Qualidade de Vida. O Pilar Qualidade de Vida obteve pontuação média: 7,07. O Pilar Pessoal obteve pontuação média: 6,24. O Pilar Profissional obteve pontuação média: 6,44. O Pilar Relacionamentos obteve pontuação média: 6,78. Considerando o nosso foco que foi o Pilar Profissional os eixos receberam a seguinte pontuação média: 1° eixo realização e propósito: 7,05; 2° eixo recursos financeiros: 6,20; e 3° eixo: contribuição social: 6,08. Foi observado o interesse e satisfação dos participantes durante a oficina. A ferramenta Roda da vida se mostrou adequada para conscientizar os participantes sobre o desenvolvimento pessoal, e a apresentação do projeto ajudou os participantes a terem noções gerais sobre o tema de inteligência emocional.
  • Item
    Predição do índice de CO2 por meio de aplicação de IA
    (2023-06-02) Ferreira, David Franklin Pessoa; Menezes, Matheus da Silva; Menezes, Matheus da Silva; Melo, Stefeson Bezerra de; Toscano, Caroline Galvão
    O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a eficiência de modelos de aplicação de IA na predição de dados futuros. Para isso, usa-se a compilação dos índices de CO2 na atmosfera, disponibilizados pela NASA, e monitorados pelo NOAA, em página de web específica. Neste experimento, utiliza-se a ferramenta Scikit-learn, para treinar uma IA, e confronta-se os resultados obtidos com outros modelos, como a aplicação de um modelo com base na teoria do aprendizado de máquina, gerado para o este trabalho; além da validação destes modelos, através do modelo matemático do Método dos Mínimos Quadrados (MMQ). Ao final do experimento, pode-se destacar a eficiência da biblioteca Scikit-learn e do MMQ; além da pontual previsibilidade do modelo de aprendizagem de máquina com base na teoria.
  • Item
    A importância da inclusão da programação na formação escolar de crianças e jovens: uma revisão bibliográfica
    (2023-06-23) Almeida, Antonio Hygor Lopes; Perez, Francisca Monteiro da Silva; Perez, Francisca Monteiro da Silva; Duarte, Felipe Lima; Furtado, Ulisses de Melo
    O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica acerca da importância da programação no ensino básico, buscando identificar como a literatura tem relatado sobre a importância do tema e discutir sobre o ensino da programação e sua relação no desenvolvimento de competências socioemocionais. Para tanto, realizou-se coleta de dados nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e ScienceDirect, com uma abordagem quali-quantitativa. A estratégia de busca consistiu no emprego do operador Booleano “AND” com os descritores “ensino de programação” AND “educação básica”. Além disso, utilizou-se de critérios de exclusão e inclusão. Assim, foram selecionados 15 artigos para este estudo. Observou-se através dos estudos que, o ensino de programação na educação básica é essencial na formação de crianças e jovens. Se tratando do desenvolvimento de competências socioemocionais, as discussões na literatura apontaram que a programação desperta o interesse do trabalho coletivo, auxilia no raciocínio lógico e melhora a capacidade de resolver problemas. Portanto, é de suma importância discutir as possibilidades da inserção do ensino de programação na rede básica de educação.
  • Item
    Análise em gestão emocional para o pilar pessoal da roda da vida: um estudo de caso para alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Coronel Solon
    (2023-05-30) Medeiros, Alexandre Antonio de; Silva, Sandra Regina Rocha; Silva, Sandra Regina Rocha; Perez, Francisca Monteiro da Silva; Duarte, Felipe Lima
    Este artigo apresenta uma ação do projeto de extensão PROEX Capacitação em Inteligência Emocional e Desenvolvimento Pessoal. Esta ação compreendeu um estudo de caso da aplicação da ferramenta de coaching roda da vida para gestão emocional para um grupo de 27 alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Coronel Solon, na cidade de Grossos/RN. O objetivo da ação foi disseminar informações sobre gestão emocional, apresentar para o público-alvo a ferramenta prática de autoconhecimento roda da vida, sistematizar os dados deste autoconhecimento e fazer um estudo mais detalhado do eixo pessoal. A ação foi implementada no formato de uma oficina aplicada para o grupo no dia 17 de maio de 2023 com duração aproximada de 2 horas, composta por uma parte teórica, onde foi apresentado o projeto de extensão e uma visão geral sobre a temática de inteligência emocional, seguida de uma explicação e aplicação prática da ferramenta roda da vida. O Pilar Qualidade de Vida obteve pontuação média: 7,02. O Pilar Pessoal obteve pontuação média: 6,83. O Pilar Profissional obteve pontuação média: 6,58. O Pilar Relacionamentos obteve pontuação média: 7,88. Considerando o nosso foco sendo o pilar pessoal, os eixos receberam a seguinte pontuação média: 1° eixo Saúde e Disposição: 6,44; 2° eixo Desenvolvimento Intelectual 6,07; e 3° eixo: Equilíbrio Emocional: 6,96. Observamos interesse e satisfação dos participantes durante a oficina. A ferramenta Roda da vida se mostrou adequada para conscientizar os participantes sobre o desenvolvimento pessoal, a apresentação do projeto ajudou os participantes a terem noções gerais sobre o tema de inteligência emocional.