Licenciatura em Química

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    A importância do uso do laboratório de Química no Ensino Médio: o caso de uma escola estadual em Lucrécia-RN
    (2023-06-16) Silva, Ajineldo Ferreira da; Santos, Zilvam Meldo dos; Santos, Zilvam Meldo dos; Castro, Kesia Kelly Viera de; Alves, Leonardo Alcântara
    Sabe-se que com o uso de aulas experimentais, as aulas podem tornar-se diferenciadas e atraentes, proporcionando um processo mais dinâmico e prazeroso. As aulas práticas bem planejadas ajudam muito na compreensão dos conteúdos e na aquisição do conhecimento em ciências. O professor deve buscar alternativas para aplicação desses experimentos. Entretanto, o que acontece é que a maioria das escolas públicas não possui laboratório adequado, assim, o professor deve realizar os experimentos dentro da sala de aula. Este trabalho teve como objetivo mostrar um estudo de caso, de uma atividade prática desenvolvida em uma escola estadual, Lucrécia-RN, na disciplina de Química, em uma turma do Ensino Médio, composta por 19 estudantes, que foram divididos em 4 grupos de trabalho para desenvolver a prática. A atividade desenvolvida constava na obtenção do álcool etílico por meio da destilação simples, utilizando frutas da região, como abacaxi, cana-de-açúcar, uva e limão. Tal atividade buscava incentivar estudantes e professores de outras disciplinas a preparar suas aulas práticas, elaborarem seus planejamentos, bem como, buscar possíveis melhorias no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos abordados. Ainda fizemos um breve relato sobre as competências e habilidades para área de Ciências da Natureza recomendadas pela BNCC e o Ensino Médio Potiguar, no que diz respeito às práticas experimentais para a disciplina de Química.
  • Item
    Utilização das tecnologias da informação e comunicação para o ensino da química na modalidade à distância
    (2022-06-24) Lima, Mariana da Silva; Castro, Késia Kelly Vieira de; Castro, Késia Kelly Vieira de; Santos, Zilvam Melo dos; Andrade, Izangela Marculino de
    O artigo trata de um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica em um momento de mundo pandêmico do vírus coronavírus SARS-COV-2 (COVID-19) que nos impôs um novo cotidiano, sendo preciso uma mudança repentina e urgente em praticamente todos os aspectos sociais, onde foi necessário realizar uma mudança brusca na modalidade de ensino, passando do ensino tradicional presencial para o ensino remoto à distância, devido a urgência de distanciamento social como medida para frear a contaminação pelo vírus. Durante o processo de adaptação no período da pandemia, diante o distanciamento social, foram criadas novas relações sociais, afetivas, profissionais e inovações com o propósito de continuar exercendo atividades essenciais ao ser humano, como a de ensino. Foi necessário fazer a utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC) como o Software PhET (Physics Education Technology) criada pelo Universidade do Colorado em Boulder. Um simulador de experimentos (laboratório virtual), com o intuito de quebrar barreiras e vencer desafios no campo do ensino da Química