Modelagem de redes de valor com responsabilidade social corporativa

Data
2020-08-25
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Resumo

A Responsabilidade Social Corporativa é um conjunto de ações ou atitudes tomadas pelas organizações a fim de gerar benefícios mútuos entre si e a sociedade, promovendo o desenvolvimento sustentável e contribuindo simultaneamente para a qualidade de vida de seus funcionários, comunidade local e sociedade em geral. Teoricamente, as obrigações dos negócios deveriam estar alinhadas com a necessidade pretendida pela comunidade. As redes de valor representam um arranjo de atores, atividades e objetos de valor comercial configurados para satisfazer uma determinada a necessidade. A modelagem abordada pelo e3value não tratava a sustentabilidade social, por causa da dificuldade de quantificar de forma precisa o retorno econômico aos atores envolvidos. Sabendo da importância dessa dimensão, esta pesquisa propõe a especificação de uma ontologia de redes de valor com responsabilidade social corporativa. Um ponto relevante de uma rede de valor social é a necessidade social, que é satisfeita através das decisões do beneficiário, onde ele determina o que é fundamental para que suas necessidades de negócio sejam atendidas. Para fins de validação, foi utilizado o método de pesquisa-ação técnica em um estudo de caso real, a Fundação Ana Lima, que promove cidadania responsável. Nesta pesquisa, foi possível investigar a necessidade social e validar a ontologia, através da proposta de um mecanismo que decompõe o modelo principal da fundação em alguns submodelos elementares, representando as demandas por práticas sustentáveis que surgem na fundação


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