Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/912
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Um componente de integração entre sistemas de gestão da aprendizagem e um ambiente de aprendizagem ubíqua baseado em web services e ontologia
metadata.dc.creator: Carlos, Danilo Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendes Neto, Francisco Milton
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Monteiro, Bruno de Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Angélica Félix de
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Gustavo Augusto Lima de
metadata.dc.description.resumo: Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA) são softwares utilizados em atividades didáticas e gerenciais dos cursos na modalidade a distância, como também na modalidade presencial e semipresencial. Por outro lado, ferramentas educacionais com foco na mobilidade vêm ganhando bastante espaço nesse contexto. Os ambientes de aprendizagem ubíquos fornecem um meio de educação independente do espaço e tempo e possibilitam a adaptação ao contexto do usuário. Entretanto, a adoção dessas ferramentas digitais e práticas educacionais mais dinâmicas acabam sendo desencorajadas por não haver integração com o SGA adotado pela instituição. Neste sentido, o presente trabalho apresenta a concepção, desenvolvimento e avaliação de um componente de integração entre SGA e um ambiente de aprendizagem ubíqua, Edubi, que faz uso da Youubi API. O componente faz uso de web services para prover interoperabilidade e de uma ontologia para realizar o mapeamento dos dados transportados de um ambiente para o outro. Com isso, é possível habilitar um leque de novas práticas, inclusive voltadas ao aprendizado informal. Para validar o componente foi utilizado o ambiente de aprendizagem Moodle, escolhido pela sua ampla adesão, inclusive pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). A avaliação foi realizada em uma turma de 24 alunos e 1 professor do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA. Durante o experimento os participantes puderam utilizar as aplicações Mobile e Web do Edubi e o Moodle simultaneamente durante os períodos fora do horário da aula presencial. Os participantes do experimento realizaram o cadastro no Edubi com informações providas pelo Moodle por meio do componente proposto. Além disso, puderam interagir com conteúdos e eventos importados do ambiente Moodle no Edubi. Com isso, foi possível utilizar as ferramentas sociais e de gamificação providas pelo Edubi em conteúdos do Moodle. Os resultados da avaliação realizada durante o experimento, mostraram que o componente provê funcionalidades úteis e fáceis de serem utilizadas. Também foi identificada a intenção de uso do Edubi em conjunto com o Moodle por parte dos estudantes
Abstract: Learning Management System (LMS) are softwares used in didactic and managerial activities of the courses in distance learning, as well as in the presential and semi-presential modality. On the other hand, educational tools focusing on mobility have been gaining considerable space in this context. Ubiquitous learning environments provide a means of education independent of space and time and enable adaptation to the user context. However, the adoption of these digital tools and more dynamic educational practices end up being discouraged because there is no integration with the LMS adopted by the institution. In this sense, the present work presents the conception, development and evaluation of an integration component between Learning Management Systems and a ubiquitous learning environment, Edubi, that makes use of the Youubi API. The component makes use of web services to provide interoperability and an ontology to perform the mapping of data transported from one environment to the other. With this, it is possible to enable a range of new practices, including informal learning. In order to validate the component, the Moodle learning environment was chosen, chosen for its wide participation, including the Universidade Aberta do Brasil (UAB). The evaluation was carried out in a class of 24 students and 1 professor of the Bachelor of Science and Technology course at UFERSA. During the experiment the participants were able to use Edubi's Mobile and Web applications and Moodle simultaneously during periods outside of the classroom time. The participants of the experiment made the registration in Edubi with information provided by Moodle through the proposed component. In addition, they were able to interact with content and events imported from the Moodle environment in Edubi. With this, it was possible to use the social and gamification tools provided by Edubi in Moodle contents. The results of the evaluation performed during the experiment showed that the component provides functionalities that are useful and easy to use. It was also identified the intention to use Edubi in conjunction with Moodle by the students
Keywords: Sistema de gestão da aprendizagem
Ambiente de aprendizagem ubíqua
Integração de sistema
Web service
Ontologia
Learning management system
Ubiquitous learning environment
System integration
Web service
Ontology
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Agrárias - CCA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: Citação com autor incluído no texto: Carlos (2018) Citação com autor não incluído no texto: (CARLOS, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/912
Issue Date: 17-Sep-2018
Appears in Collections:MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DaniloGC_DISSERT.pdf4.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.