Mestrado em Física

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    Uso da história em quadrinho “uss freedom” para o ensino de física
    (2020-05-14) Moreira, Willy César da Silva; Oliveira, Erlania Lima de; Sousa, Lazaro Luis de Lima; Sousa, Lazaro Luis de Lima; Martins, Rafael Castelo Guedes; Sousa, Hidalyn Theodory Clemente Mattos de; Borba, Gilvan Luiz
    As Histórias em Quadrinhos (HQs) surgiram entre o final do século XIX e o começo do século XX. Usadas inicialmente para o entretenimento do público infanto-juvenil, atualmente vêm ganhando destaque no cenário educacional. Com sua linguagem simples e ilustrações que chamam a atenção do público jovem, as HQs são boas alternativas na busca de novos métodos de ensino e aprendizagem. Dentro desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo estimular o interesse dos discentes pela Física utilizando como ferramenta pedagógica uma HQ, sobre uma viagem que retrata uma aventura de quatro tripulantes em uma nave espacial tentando salvar a humanidade. Ao longo da história, podemos observar situações cujos tripulantes estabelecem diálogos entre si a respeito de fenômenos físicos, e desenvolvem várias discussões e indagações, aguçando a curiosidade e causando envolvimento do leitor com a temática. A aplicação do produto foi realizada com a turma do primeiro ano do Ensino Médio na escola pública Governador Adauto Bezerra localizado em Fortaleza-CE. Os resultados foram coletados a partir de problemáticas e questionamentos sobre os temas envolvidos na história. Essa problemática possibilita que os alunos expressem suas ideias, interagindo com os colegas e com o professor na construção do conhecimento. Sendo assim, este trabalho visa auxiliar o aluno a entender conceitos de maneira dinâmica e eficaz e julgamos que este material servirá como ferramenta catalisadora na construção do conhecimento através de discussão sobre as situações retratadas no quadrinho. Os elementos dos quadrinhos são partes importantes nesse processo, pois estimula a criatividade dos alunos e ajuda na problematizarão dos assuntos em sala de aula
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    Uso do jogo de tabuleiro fisgran para complementação do estudo das grandezas físicas
    (2021-03-29) Fernandes Júnior, Neilson da Silva; Sousa, Lázaro Luis de Lima; Barbosa Filho, Francisco Ferreira; Lima, Igo Tôrres; Silva, Jusciane da Costa e
    Este trabalho teve como objetivo principal a elaboração, construção e aplicação do jogo educacional denominado “FISGRAN: O jogo das grandezas físicas”. Trata-se de um jogo de tabuleiro baseado na associação das grandezas físicas e suas respectivas unidades de medida nos conteúdos de termodinâmica. O uso de jogos no ensino promove um ambiente motivador e agradável contribuindo de forma positiva na aquisição de conhecimentos por meio de sua ludicidade, que pode ocorrer ao associar o conteúdo transmitido com o brincar. O produto educacional elaborado foi aplicado na turma de 2° ano do Ensino Médio do Instituto Waldemar Falcão na cidade de Aracati-CE. Todo o trabalho foi fundamentado na Teoria de aprendizagem Construtivista de Lev Vygotsky
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    Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas
    (2020-07-01) Oliveira, Marcelo de Amorim; Rebouças, Gustavo de Oliveira Gurgel; Alves, Tibério Magno de Lima; Oliveira, Erlania Lima de; Silva, Jusciane da Costa e
    Esta dissertação apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um produto educacional: uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio. Este produto educacional foi aplicado em um grupo de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino da cidade de Fortaleza, CE. A proposta, baseada na teoria do sócio interacionismo de Lev Vygotsky, se apresenta por meio do desenvolvimento de atividades experimentais nas plataformas virtuais PhET Simulações e Física na Escola, mescladas com atividades experimentais reais desenvolvidas em laboratório didático por meio de quatro experiências científicas com o uso de ímãs de neodímio, bobinas, condutores, baterias, led’s e outros. O desenvolvimento das atividades busca contemplar as recomendações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) ao usar estratégias de ensino que contextualizam os conteúdos e os conectam a realidade do estudante por meio de ações de manuseio, interação, investigação em grupo, discussão, montagem, simulação e expressão de hipóteses. O produto educacional está dividido em quatro encontros e sua aplicação proporcionou um ambiente de aprendizagem dinâmico que exigiu maior envolvimento e atenção dos estudantes. A avaliação do produto educacional apresentou resultados de aprendizagem positivos e permitiram uma sistematizada comunicação de ideias
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    Kit maleta elétrica: sequência didática com atividades de aprendizagem experi mentais
    (2021-12-29) Rebouças, Julio Sergio Pereira; Coelho, Marcelo Nunes; Sousa, Francisco de Assis; Silva, Jusciane da Costa e
    Apresentamos neste trabalho o resultado do desenvolvimento, aplicação e validação de uma sequência didática (Produto Educacional) para o ensino de eletrodinâmica em turmas do Ensino Médio. A proposta desenvolvida está amparada na perspectiva das Metodologias Ativas de Aprendizagem por meio do enfoque Ausubeliano da Teoria da Aprendizagem Significativa. A Metodologia Ativa que deu suporte ao desenvolvimento da sequência foi a Aprendizagem Experimental Problematizada. Nosso problema/pergunta de pesquisa é: Pode uma sequência didática baseada em Metodologias Ativas dar suporte a um processo de aprendizagem significativa? Para a resposta à nossa pergunta de pesquisa e para alcançar nosso objetivo utilizamos, para a coleta e análise de dados, de percursos metodológicos tanto quantitativos (por meio de pré e pós-testes conceituais e análise dos seus resultados com o auxílio do ganho de Hake) quanto qualitativos (por meio da análise dos pré e pós-mapas conceituais produzidos pelos alunos à luz do referencial da aprendizagem significativa). Os resultados que obtivemos corroboram nossa hipótese implícita de que a sequência didática favoreceu os processos de construção de conceitos de eletrodinâmica, gerando aprendizagem significativa nos discentes
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    Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (EEMTIs) do Ceará com foco na olimpíada brasileira de astronomia (oba)
    (2020-02-19) Soares, João Paulo; Martins, Rafael Castelo Guedes; Oliveira, Erlania Lima de; Silva, Jusciane da Costa e; Leite, Francisco Edcarlos Alves; Almeida, Leonardo Andrade de
    O presente trabalho tem como foco elaborar uma Componente Curricular de Astronomia e Astronáutica como Atividade Eletiva para ser utilizada em Escolas em Tempo Integral de Ensino Médio do Estado do Ceará com o objetivo de prepararem os alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia. Sobre os aspectos teóricos foram utilizados a aprendizagem significativa e sequência didática para a elaboração do material de apoio utilizado durante as aulas. Os objetos de conhecimento foram retirados do edital do concurso organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A elaboração dos objetos de conhecimento faz um apanhado geral da Astronomia com os seguintes assuntos: história da astronomia, sistema solar, galáxias, vida e morte das Estrelas e finalizando com a Cosmologia. Paralelo a este estudo acrescentou-se os objetos de conhecimento de Astronáutica: a exploração em Marte; programa espacial no Brasil; comunicação dos astronautas no espaço; veículos espaciais; órbitas de um satélite, a corrida espacial; o corpo humana no espaço e os ônibus espaciais. Os procedimentos metodológicos tiveram como base a avaliação do nível de proficiência e a taxa de reprovação dos alunos juntamente com a nota obtida pelos alunos na prova da OBA. Os resultados apresentaram indícios de aprendizagem no ensino de Astronomia e Astronáutica a partir dos indicadores avaliados. Além de preparar o aluno para a olimpíada, o material oferece um leque de conhecimento voltado a Educação Científica, motivando e incentivando os alunos a pesquisa científica
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    Sequência didática para o ensino de trabalho – energia com simuladores virtuais e kits artesanais
    (2022-02-11) Filho, José Laércio da Silveira Araújo; Souza, Hidalyn Theodory Clemente Mattos de; Silva, José Ronaldo Pereira da; Rebouças, Gustavo de Oliveira Gurgel; Silva, Jusciane da Costa e
    O trabalho a seguir descreve uma proposta de ensino experimental para a educação de jovens e adultos (EJA) por meio de uma sequência didática subsidiada por um kit experimental desenvolvido para o uso em sala de aula. A proposta desse trabalho parte do fato, já bem conhecido na educação regional do estado do Ceará, especificamente na cidade de Pacajus onde foi aplicada a pesquisa e o produto em questão, da existência de uma defasagem bem maior na aprendizagem nos conteúdos de Física para essa modalidade e da quase inexistência de práticas experimentais no currículo didático ofertados aos estudantes da EJA na rede pública de ensino básico do Estado (Ceará). Nesse sentido, apresentamos uma breve perspectiva sobre os processos históricos e educacionais que permeiam o surgimento e o reconhecimento dessa modalidade diante do ensino básico. Em seguida, trazemos a fundamentação teórica deste trabalho baseada na pedagogia sociointeracionista de Vygotsky e associamos a uma metodologia que privilegie a participação ativa dos estudantes, a discussão problematizada, atividades práticas em grupo, elaboração e resolução de problemas relativos aos fenômenos observados. O leitor terá, também, um breve relato acerca do surgimento e elaboração dos principais conceitos científicos referentes ao eletromagnetismo, fazendo referências desde os primeiros relatos de Tales de Mileto (640-550 a.C.) às concepções mais clássicas e atuais da Indução Eletromagnética. Compõe esse trabalho, também, todos os detalhes de desenvolvimento do material experimental, suas medidas e como obtê-los para uma possível replicação deste material por outros profissionais. Descrevemos um relato da aplicação da sequência didática com práticas experimentais para alunos do ensino médio matriculados na modalidade da EJA. E, por fim, expomos as considerações finais acerca dos resultados obtidos e das perspectivas futuras para este produto