Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2434
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Tecnologias digitais e mediação pedagógica: sentidos construídos por discentes bolsistas do PIBID da licenciatura em computação e informática
metadata.dc.creator: Rodrigues, Eduarti Gleydson Fonseca
metadata.dc.contributor.advisor1: Dantas, Elaine Luciana Sobral
metadata.dc.contributor.referee1: Chagas, Luana Dantas
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Divoene Pereira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa acerca do uso das tecnologias digitais no contexto escolar analisando os sentidos dos alunos do curso de licenciatura em computação e informática que têm experiencia no programa institucional de bolsas de iniciação à docência acerca das relações entre tecnologias digitais, mediação pedagógica e aprendizagem escolar. Esse trabalho parte do contexto atual, no qual vivemos um processo de globalização digital que adentra nossas escolas e integra suas práticas sociais. Nele é apresentada uma pesquisa qualitativa descritiva e interpretativa, na qual os dados são construídos e analisados inspirados em alguns princípios do dialogismo Backtiniano. Foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica e empírica, na qual, a partir do estudo de obras, artigos e livros de pensadores da área, como Moran (2000), Kenski (2003) , Vigotski (2009), entre outros, assim como de livros didáticos, utilizou-se como procedimento um questionário aberto disponibilizado aos estudantes bolsistas do PIBID que aceitaram participar da pesquisa. Da análise dos textos e discursos produzidos por 20 sujeitos, identificamos três eixos de sentidos: a Internet como objeto de aprendizagem e instrumento de mediação pedagógica; os softwares educacionais (aplicativos/programas) e a aprendizagem dos educandos; e as redes sociais como objetos de interação social e de discussão/aprendizado. Os resultados obtidos foram positivos e também negativos: positivos quanto a observação da necessidade das tecnologias mediante a necessária mediação pedagógica, e negativos com relação a precariedade das escolas para atender as mudanças necessárias. Conclui-se que na sociedade nunca houve uma necessidade de se inserir tais métodos quanto a que vemos hoje, mas também se depara com a realidade presente das escolas que nos faz refletir sobre o que é mais importante para se investir.
Abstract: Não possui
Keywords: Mediação pedagógica
Tecnologia digital
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Angicos
Citation: Rodrigues(2018) (RODRIGUES, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1974
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2434
Issue Date: 21-Mar-2019
Appears in Collections:Computação e Informatica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EduartiGFR_MONO.pdf591.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.