Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2454
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estudo térmico e mecânico de placas cimentícias, simulando uma estrutura de wood frame com uso de vermiculita expandida e fibra de sisal
metadata.dc.creator: Araújo, Rafaela Karla Filgueira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cabral, Kleber Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Wendell Rossine Medeiros de
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Ilana Maria da Silva
metadata.dc.description.resumo: Diante da problemática envolvendo a escassez de moradias para famílias de baixa renda, na qual abrange a maior parte da população brasileira, faz-se necessário a buscas por alternativas que possibilitem a execução de moradias com custo reduzido, para que assim se possa beneficiar a maior quantidade possível da população carente. Dessa forma, o objetivo da presente pesquisa é analisar o desempenho térmico e mecânico de placas cimentícias simulando uma estrutura de wood frame, desenvolvidas com substituição do agregado miúdo por 0%, 25%, 50% e 75% de vermiculita expandida e 1000 ml de fibra de sisal em cada um dos traços, com o intuito de melhorar o conforto térmico dessas residências e obter placas com maiores resistência à tração. Para a análise das resistências, foram utilizado um protótipo que simula a irradiação solar sobre os painéis produzidos com placas desenvolvidas para cada traço, as quais foram unidas a uma estrutura de madeira que fazia a ligação de ambas. A Norma que regeu os ensaios referentes às propriedades mecânicas foi a NBR 13279:2005. Os resultados apresentaram uma melhoria no conforto térmico a partir do uso das placas cimentícias com todos os traços estudados, substituindo o agregado miúdo pela vermiculita expandida. Entretanto, os resultados também apresentaram uma diminuição das resistências à medida em que se aumentou a quantidade de vermiculita expandida. Considerando a análise geral da pesquisa, o traço de 50% conferiu um maior equilíbrio entre isolamento térmico e resistência à tração e à compressão.
Abstract: Não possui
Keywords: Propriedades mecânicas
Conforto térmico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Angicos
Citation: Araújo(2018) (ARAÚJO, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1955
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2454
Issue Date: 20-Mar-2019
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RafaelaKFA_MONO.pdf3.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.