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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Manutenção e reparo de rodovias: estudo de caso de trecho da BR 427
metadata.dc.creator: Nascimento, João Paulo Silva do
metadata.dc.contributor.advisor1: Nóbrega, Andreza Kelly Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Ilana Maria da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Nóbrega, Marcilene Vieira da
metadata.dc.description.resumo: A construção de estradas surgiu a partir do momento em que o homem precisou se deslocar por percursos maiores em menos tempo, e vem se aperfeiçoando devido ao avanço da ciência e tecnologia. Com o crescimento do tráfego urbano, a construção de estradas passou a necessitar de grande investimento em infraestrutura para fornecer uma boa trafegabilidade com conforto e segurança aos usuários. Todavia, atualmente com todo o aparato tecnológico disponível, muitas rodovias brasileiras ainda se encontram em estado de deterioração, indicando que não basta apenas construir mais rodovias, a manutenção do pavimento deve ser realizada indispensavelmente. Em vista disso, este trabalho tem como objetivo realizar uma avaliação da operação tapa Buraco realizada pelo 1° BEC (Batalhão de Engenharia de Construção) na BR 427, trecho localizado entre os municípios de Jardim do Seridó/RN e Acarí/RN, analisando o passo a passo dos serviços realizados na operação. O trabalho foi desenvolvido a partir da realização de visitas in loco na BR- 427 em maio de 2018. Com a visita, foi possível fazer uma observação visual das manifestações patológicas, registros fotográficos e aplicação de um questionário Baseado na Norma do DER/PR ES-P 12/05. Constatou-se a ocorrência de diversos defeitos, como: fendas, afundamentos, desgastes e panelas, estes estavam sendo recuperados com o avanço dos serviços da operação tapa buraco. Assim, com a análise realizada ao longo do percurso foi possível concluir que o pavimento não estava proporcionando condições de conforto e segurança aos seus usuários, devido ao alto grau de deterioração da sua superfície o que estava sendo minimizada com a realização da manutenção realizada pelo 1º BEC. Os serviços foram executados de acordo com o que estava especificado na norma do DER/PR ES-P 12/05 seguindo todas as etapas de corte, limpeza da região, aplicação da emulsão, descarga do PMF e por fim compactação. No entanto, a vida útil do pavimento deverá ser prolongada, aumentando o intervalo de manutenção.
Abstract: The construction of roads arose from the moment in which the man had to travel by greater routes in less time, and has been improving in function of science and technology. With the growth of urban traffic, the construction of these works required a large investment in infrastructure to provide good trafficability with comfort and safety to users. However, currently with all the technological equipment available, many Brazilian highways are still in a state of deterioration, showing us that it is not enough just to build more highways, the maintenance of the pavement must be performed indispensably. The objective of this work is to evaluate the operation of the Buraco BEC (Construction Engineering Battalion) in BR 427, located between the municipalities of Jardim do Seridó / RN and Acarí / RN. step by step of the services performed in the operation. The work was developed from the on-site visits to the BR-427 in May 2018, with the visit it was possible to make a visual observation of the pathological manifestations, photographic records and application of a questionnaire Based on the Standard of the DER / PR ES- P 12/05, this standard prescribes the step by step on the completion of the hole cover operation. At the end of this evaluation, it was verified the occurrence of several defects, such as: cracks, sinkings, wear and pans, these were being recovered with the advance of the services of the lid hole operation. Thus, with the analysis carried out along the route, it was possible to conclude that the pavement was not providing conditions of comfort and safety to its users, due to the high degree of deterioration of its surface which was being minimized with the accomplishment of the maintenance performed by the 1st BEC, the services were performed according to what was specified in the DER / PR ES-P 12/05 standard following all steps of cutting, cleaning the region, applying the emulsion, discharging the PMF and finally compaction. However, the service life of the floor should be extended, increasing the maintenance interval.
Keywords: BR 427
Manifestações patológicas
Operação tapa buraco
BR 427
Pathological manifestations
Operation cover hole
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Angicos
Citation: Nascimento(2018) (NASCIMENTO, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1869
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2457
Issue Date: 11-Sep-2018
Appears in Collections:Engenharia Civil

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