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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Desenvolvimento de aparato ditático-experimental de canal de distribuição de água
metadata.dc.creator: Alves, Fabrício Leite
metadata.dc.contributor.advisor1: Duarte, Gustavo Marques Calazans
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Alison Kaio Dantas
metadata.dc.contributor.referee2: Bezerra, Italla Medeiros
metadata.dc.description.resumo: O estudo da hidráulica tem sido fundamental para satisfazer as necessidades da população mundial em termos dos serviços, infraestrutura, instalações de abastecimento de água, drenagens de águas pluviais urbanas e entre outras atividades. À vista disso, são investidas diversas políticas no sistema de abastecimento de água utilizando equipamentos e serviços para tratar e, posteriormente, distribuir água potável para o consumo doméstico, industrial e outros serviços públicos. Atualmente, as estações de tratamento de água são projetadas através das novas tecnologias que aperfeiçoam cada vez mais os projetos desenvolvidos. Para tanto, são efetuadas simulações em softwares, contribuindo no aprimoramento das situações reais existentes. Além disso, essas simulações podem auxiliar no ensino-aprendizagem de discentes de engenharia. Este trabalho tem como objetivo principal a construção de aparato experimental em escala reduzida de canal (manifold) de distribuição de água a partir de um software já existente com procedimento em Visual Basic for Applications, a partir das exigências da NBR 12.216 (ABNT, 1992). Para validar o aparato construído, realizou-se ensaio em duas etapas: calibração do fluxo de água do sistema e utilização do método volumétrico e E. R. Yassuda, P. Nogami, R. Montrigaud para medição de vazão dos laterais. Com os resultados obtidos foi possível perceber que o trabalho se mostrou favorável na aquisição de conhecimento dos discentes de engenharia, de modo a aprimorar o discernimento destes sobre o sistema de distribuição de água e simular situação real dentro do âmbito educacional.
Abstract: The study of hydraulic supply services has been instrumental in understanding the needs of the world's population in terms of services, infrastructure, water supply facilities, urban storm drains and other activities. Therefore, various policies are invested in the water supply system using equipment and services to treat and subsequently distribute drinking water for domestic, industrial and other public services. Currently, water treatment plants are designed through new technologies that increasingly improve the projects developed. For this, software simulations are carried out, contributing to the improvement of the existing real situations. Besides that, these simulations can aid in the teaching-learning of engineering students. The main purpose of this paper is the construction of a small scale experimental apparatus for the water distribution line water from an existing software with procedure in Visual Basic for Applications, based on the requirements of NBR 12.216 (ABNT, 1992). To validate the device built, carried out through two steps: calibration of the system water flow and use of the volumetric method and E. R. Yassuda, P. Nogami, R. Montrigaud for flow measurement. With the obtained results it was possible to perceive that the work was favorable in the acquisition of knowledge of the engineering students, in order to improve their discernment about the water distribution system and to simulate a real situation within the educational scope.
Keywords: Hidráulica
Aparato experimental
Distribuição de água
Simulações hidráulicas
Abastecimento de água
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Caraúbas
Citation: Alves (2019) (ALVES, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2103
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2956
Issue Date: 22-Mar-2019
Appears in Collections:Ciência e Tecnologia

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