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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise de ações dinâmicas que influenciam no colapso progressivo em estruturas
metadata.dc.creator: Vasconcelos Junior, Jayro Cosme Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos Junior , Gilvan Bezerra dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Júnior, Dorgival Albertino da
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Manoel Denis Costa
metadata.dc.description.resumo: Devido a ocorrência de vários acidentes envolvendo estruturas que foram submetidas a ações dinâmicas e com isso chegaram ao colapso progressivo parcial ou total, despertou-se a necessidade de realizar estudos mais profundos sobre o comportamento estrutural não estáticos, ou seja, cargas dinâmicas que são variáveis no tempo. O presente trabalho trata de mostrar os tipos de ações dinâmicas e com isso fazer análises numéricas feitas por meio do Método dos Elementos Finitos, para verificar o comportamento ao longo do tempo dos diagramas de momento fletor, esforço cortante, força axial e deslocamento de uma estrutura submetida a ações dinâmicas que dependendo de sua magnitude podem levar a mesma ao colapso progressivo. A primeira parte do estudo é dividida em duas situações, a primeira é uma análise feita pela aplicação de uma carga de impacto de curta duração gerada por um veículo com velocidade de 36 km/h que se colidiu com um dos elementos que constitui a estrutura e a segunda é com uma velocidade de 60 km/h. A segunda parte do estudo é uma análise feita com dois tipos de cargas explosivas, a primeira observação foi feita com uma carga de 5 kg de TNT e a segunda com 60 kg de TNT. As respostas são obtidas pela comparação de cada caso e observação do comportamento que a estrutura terá no tempo mais crítico, isto é, no tempo 0,2 segundos para impacto veicular e 0,4ms para cagas explosivas. Para o caso de impacto veicular os valores nos diagramas no tempo crítico foram os mais elevados tendo acréscimo de até 123%. Já, para a análise com explosivos o tempo crítico apresentou acréscimos de até 280%. Com esses valores máximos são calculadas áreas de aço adicionais para que a estrutura não tenha danos significativos devido a uma ação dinâmica, porém deve-se levar em consideração a viabilidade desse acréscimo no elemento. Por fim, o trabalho mostra que essas considerações envolvendo ações dinâmicas devem ser consideradas ainda na etapa de análise estrutural e por meio desses estudos feitos com a utilização de ferramentas computacionais, se torna mais fácil para os engenheiros da área a elaboração de um método que evite ou corrija algum dano estrutural que possa acarretar em colapso parcial ou total de uma edificação.
Abstract: Due to the occurrence of several accidents involving structures that were submitted to dynamic actions and with this they arrived at partial or total progressive collapse, the need to carry out deeper studies on non-static structural behavior, that is, dynamic loads that are variable in time. The present work tries to show the types of dynamic actions and to do numerical analysis done through the Finite Element Method to verify the behavior over time of the diagrams of bending moment, shear stress, axial force and displacement of a structure subjected to dynamic actions that depending on its magnitude can lead to progressive collapse. The first part of the study is divided into two situations, the first situation being an analysis made by the application of a short-duration impact load generated by a vehicle with a speed of 36 km / h that collided with one of the elements that make up the structure and the second is with a speed of 60 km / h. The second part of the study is an analysis made with two types of explosive charges, ie the first observation was made with a load of 5 kg of TNT and the second with 60 kg of TNT. The responses are obtained by comparing each case and observing the behavior that the structure will have at the most critical time, that is, in time 0.2 seconds for vehicular impact and 0.4ms for explosive charges. For the case of vehicle impact, the values in the diagrams in the critical time were the highest having an increase of up to 123%. For the analysis with explosives, the critical time presented increases of up to 280%. With these maximum values are calculated areas of additional steel so that the structure does not have significant damages due to a dynamic action, however one must take into account the feasibility of this increase in the element. Finally, the work shows that these considerations involving dynamic actions must be taken into account even in the structural calculation and through these studies made with the use of computational tools, it becomes easier for the engineers of the area to elaborate a method that avoid or correct any structural damage that could lead to partial or total collapse of a building
Keywords: Cargas de impacto
Ações excepcionais
Método dos elementos finitos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Caraúbas
Citation: Vasconcelos Junior (2018) (VASCONCELOS JUNIOR, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1899
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2986
Issue Date: 17-Apr-2018
Appears in Collections:Engenharia Civil

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