Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3362
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Qualidade de vida no trabalho: uma análise com os motoristas de uma empresa de ônibus em Mossoró/RN
metadata.dc.creator: Hermínio, Bruna Maria Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Correia, Ana Maria Magalhães
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Suely Xavier dos
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, José Paulo de
metadata.dc.description.resumo: As empresas estão buscando a produtividade devido a alta concorrência, e através de estudos foi possível perceber que a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos funcionários influenciava no desempenho de suas tarefas. A partir disso, essa pesquisa tem como objetivo analisar a qualidade de vida no trabalho dos motoristas de uma empresa de ônibus em Mossoró/RN, e especificamente: identificar o perfil dos motoristas, quanto à idade, gênero, estado civil, nível de instrução e tempo de serviço; identificar e avaliar os fatores e critérios determinantes na existência da QVT na percepção dos motoristas e diagnosticar a QVT a partir da percepção dos motoristas. Classifica-se, metodologicamente, como uma pesquisa de caráter quali-quantitativa, fundamentada nas pesquisas descritiva e exploratória, que através de um estudo de caso foi possível levantar informações sobre o tema em questão. Coletaramse dados com 20 motoristas, numa amostragem não probabilística por conveniência e acessibilidade, contendo 22 perguntas abordando dimensões da QVT propostas por Walton (1973), por meio de questionário elaborado por Diniz (2010). Após sua aplicação, os dados foram categorizados, quantificados e agrupados mediante utilização de planilhas do Microsoft Excel®. Os resultados demonstram que no sentido amplo da QVT, observou-se abrangência notória por parte da empresa estudada na percepção dos motoristas nas dimensões benefícios recebidos, limpeza, programa de treinamento, informações necessárias, reconhecimento, segurança, relação com colegas, relação com superiores, cumprimento de horário, liberdade de expressão, repercussão perante a família, prazer em trabalhar, responsabilidade social, orgulho em trabalhar na empresa e preocupação com a QVT. A conclusão indica que a maioria dos motoristas está satisfeito e a empresa preocupa-se com a qualidade de vida dos seus funcionários. Entretanto, a empresa tem alguns pontos críticos que devem ser observados e melhorados para uma melhor qualidade de vida no trabalho dos motoristas e assim uma melhor produtividade dos mesmos.
Abstract: Não possui
Keywords: Qualidade de vida no trabalho
Motoristas
Empresa de ônibus
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Citation: Hermínio (2019) (HERMÍNIO, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1683
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3362
Issue Date: 20-Mar-2019
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrunaMAH_MONO.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.