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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Mapeamento de processos em serviços: estudo de caso em uma loja de decoração localizada em Mossoró/RN
metadata.dc.creator: Moraes, Renara Suyanne Costa Tertuliano
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes., Jéssica Danielle de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalo, Thomas Edson Espíndola
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fernando Silvério Menezes de
metadata.dc.description.resumo: Inseridas em um contexto capitalista de produção de produtos e serviços, as organizações buscam constantemente evoluir em seus processos, melhorando conceitos antigos e desenvolvendo novas ferramentas de apoio a gestão. Buscam-se adaptações a fim de responder de maneira satisfatória às exigências do mercado e com isso, tornar-se mais competitiva perante seus concorrentes. Assim a gestão por processos, deve ser implementada nas organizações, pois apresenta-se como uma fermenta propulsora de mudanças e melhorias, que permite que as empresas atinjam sua eficácia, reduzindo os custos e auxiliando os gestores nas tomadas de decisões estratégicas. Dessa forma a presente pesquisa se propôs a mapear o processo de venda em uma loja de artigos de decoração localizada na cidade de Mossoró-RN e especificamente: identificar os processos existentes na empresa; mapear o processo de venda; elaborar instrução de trabalho; e propor melhorias no processo de serviços da empresa. A pesquisa é considerada aplicada, qualitativa, descritiva, exploratória e bibliográfica. Para análise dos dados, foram utilizados dados primários e secundários, onde os dados secundários foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, através de material elaborado que já foi publicado, e os dados primários, foram coletados por meio da análise da pesquisa qualitativa, onde o ambiente natural é a fonte direta de dados e o pesquisador seu principal instrumento. Após a análise dos dados, foram identificados os processos envolvidos na prestação de serviços que são: consignações, vendas online e vendas na loja física. Através do mapeamento e modelagem do processo, foi possível fazer a descrição do processo de venda da loja, sendo este o escolhido devido ao retorno financeiro oferecido em curto prazo. Em prosseguimento, foi possível elaborar instrução de trabalho para etapas do processo. A conclusão indica que a organização precisa reconhecer os conceitos de gestão por processos, e a identificação do processo de venda, por meio do mapeamento e modelagem de processos, como uma ferramenta de apoio, e propulsora de mudanças e facilitadora na realização dos processos, bem como da melhoria contínua dos processos, como recurso essencial para a vantagem competitiva da empresa, pois ela traz inúmeras possibilidades para o melhor desenvolvimento das atividades e eficiência no trabalho, propiciando uma maior qualidade às operações da empresa.
Abstract: Não possui
Keywords: Gestão por processos
Instrução de trabalho
Processo de venda
Mapeamento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Engenharias - CE
Citation: Moraes (2019) (MORAES, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1565
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3599
Issue Date: 21-Mar-2019
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