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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Radar da inovação: uma análise em startups do Rio Grande do Norte
metadata.dc.creator: Souto Filho, Antônio Sérgio
metadata.dc.contributor.advisor1: Gurgel, Judson da Cruz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Correia, Ana Maria Magalhães
metadata.dc.contributor.referee1: Correia, Ana Maria Magalhães
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Jéssica Danielle de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Honorato, Antonio Edson Oliveira
metadata.dc.description.resumo: As startups surgem e se desenvolvem com base em diversas incertezas onde a busca pelo rápido crescimento inovador e lucrativo são essenciais, o que as colocam frente a grandes riscos. A aplicação de ferramentas para analisar as inovações desenvolvidas nas startups é muito importante para compreensão de seu desempenho inovador. Este presente estudo tem como objetivo analisar o grau de inovação organizacional de startups localizadas no Rio Grande do Norte. Para isso é discorrido os principais referenciais teóricos, seguida da classificação metodológica de uma pesquisa aplicada, em uma abordagem quali-quantitativa, caracterizada como exploratória e descritiva. Os procedimentos técnicos foram realizados por meio da pesquisa bibliográfica e por estudo de múltiplos casos, sendo a coleta de dados realizada por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado composto de perguntas abertas, aplicadas a proprietários ou sócios das seis empresas estudadas. Os resultados permitiram identificar, analisar e destacar que entre as seis startups, a startup B foi a que apresentou o melhor resultado, ou seja, possui uma maior pontuação média em ações inovadoras, apesar de que em nenhuma dimensão se obteve uma pontuação máxima. Enquanto que a startup C é a tem resultado inferior, ou seja, possui uma menor pontuação média em ações inovadoras, tendo a atribuição da pontuação mínima em 6 dimensões dentre as treze pesquisadas, demonstrando claramente a startup com maiores dificuldades para inovar. A dimensão em que se tem a maior ausência de atividades inovadoras em todas as startups é a cadeia de fornecimento. Ainda levando em comparação todas as startups, tem-se a dimensão organização que atingiu uma pontuação média ou acima da média, onde se observou que as empresas reorganizaram de alguma forma as suas atividades, aumentaram sua visão externa, realizaram parcerias ou até mesmo modificaram sua estratégia competitiva. As conclusões indicam que é possível verificar o quanto as startups estão aplicando algumas ações nec
Keywords: Inovação
Radar da inovação
Startups
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Citation: Souto Filho (2019) (SOUTO FILHO, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4822
Issue Date: 24-Jun-2019
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