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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Obtenção das curvas de torque e potência de um motor 2 tempos de 10CC por meio de uma bancada híbrida
metadata.dc.creator: Carvalho, Prince Azsembergh Nogueira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Villar, Zoroastro Torres
metadata.dc.contributor.referee1: Diniz, Gutembergy Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Ingrid Heloisa da Silva
metadata.dc.description.resumo: A performance é a principal área comercial para uma aeronave, onde se destaca o desempenho da aeronave pelos motores e estes, geralmente pelo torque e potência disponível. Este trabalho objetiva construir uma bancada para caracterização de motores 2 tempos de 10cc, medindo as suas curvas de torque e potência em função da rotação das hélices ensaiadas. Foi desenhada e construída uma bancada híbrida, fabricada em aço, para acoplar o motor e o sistema de aquisição de dados via plataforma Arduino® com uma célula de carga e um módulo amplificador. Foi utilizado duas hélices de passos diferentes e diâmetros iguais, que são geralmente utilizadas no motor ensaiado. O momento de inércia das hélices (corpos complexos) foi medido utilizando o método experimental do pêndulo de torção. Foi utilizado uma picape para promover ao aparato um fluxo de ar simulando assim um túnel de vento. Foi captada a rotação para uma faixa de velocidade de fluxo de ar onde o motor geralmente opera, e os dados coletados via Arduino®. Levantou-se as curvas de torque e potência, onde a hélice APC 12x4 se mostrou a mais promissora, entregando maior torque e potência, em uma maior velocidade angular de operação. A bancada construída mostrou-se versátil na caracterização dos motores de 10cc, e a metodologia empregada foi considerada satisfatória, com base no seu custo de aplicação e simplicidade de realizar os ensaios.
Abstract: Performance is the main commercial area for an aircraft, which highlights the performance of the aircraft by engines and these, with the available torque and availability. This work was to be used in the score of torque and character performance in the loop of propellers tested. It was built and built on a hybrid steel bench, to couple the engine and the data acquisition system through the Arduino® platform with a load cell and an amplifier module. There have been two variations of steps and equal diameters, which are generally used in the engine tested. The moment of inertia of the propellers (complex bodies) was mediated by the use of the experimental torsion pendulum method. A pickup was used to promote the airflow by simulating a wind tunnel. A rotation has been captured for the air flow range from where the motor generally operates, and data is sent via Arduino®. Torque and power curves were raised, where the APC 12x4 propeller proved to be more promising, providing greater torque and power at a higher angular velocity of operation. A built-in bench proved to be versatile in the characterization of 10cc engines, and an applied methodology was constructed satisfactorily, based on its own application model and simplicity of performing the tests.
Keywords: Motor
Bancada Híbrida
Potência
Torque
Rotação
Engine
Hybrid Workbench
Power
Torque
Rotation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Engenharias - CE
Citation: Carvalho (2018) (CARVALHO, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4970
Issue Date: 19-Apr-2018
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

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