Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5105
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Abordagem do professor de inglês sobre identidade docente: uma análise em diários dialogados
metadata.dc.creator: Silva, Francisco Everlândio de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, José Roberto Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Simone Maria da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Anderson Romário Souza
metadata.dc.description.resumo: O ensino-aprendizagem de língua inglesa, a identidade docente do professor de inglês e a construção da mesma são temas cruciais, hoje discutidos por várias áreas de estudos. Considerando o sistema de ensino-aprendizagem por sua vez complexo, devemos levar em consideração, principalmente ao tratar de ensino de línguas estrangeiras, a importância do estudo das abordagens de ensino visto que estas buscam cada vez mais propiciar um melhor resultado nesse sistema. Para melhor apontar e conceituar sobre as abordagens de ensino nos respaldamos nos estudos de Richards e Rodgers (1999), Almeida-Filho (1993), Oliveira (2014), Silveira (1999), Vilaça (2008) e Sousa e Soares (2012); com base nos mesmos construímos nossa ideia de abordagem e trouxemos sua importância histórica para o ensino de línguas. Ainda intimamente ligado as abordagens de ensino destacamos a importância do agir docente e construção de sua identidade (GATTI, 1996; GUIMARÃES, 2004; NÓVOA, 1992), visto que a percepção de si mesmo na prática pedagógica tem implicações no processo de ensino-aprendizagem da língua. Diante disso, se fez necessário perguntar: Qual a abordagem do professor de inglês sobre sua identidade docente, registrada em diários dialogados? Utilizamos então os diários dialogados (ZABALZA, 2004; HAMMOUTI, 2002; DIAS, 2011; MACHADO, LOUSADA E ABREU-TARDELLI, 2007) para fazer a análise da abordagem de ensino e a influência da mesma na construção da identidade docente. Depois da análise de trechos retirados dos diários dialogados, notamos que há uma predominância da abordagem tradicional/gramatical de ensino, mas também percebemos a presença da abordagem comunicativa, uma vez que a primeira apresenta-se já bem estabelecida como parte de uma identidade já formada até a produção dos diários, já a segunda se torna mais eminente na (re)construção de um novo agir, uma identidade que está em processo de construção. De tal forma, percebemos o diário como instrumento potencial para percepção do agir docente, assim como fonte ímpar para identificação e apresentação das principais abordagens de ensino que se apresentam como pilares essenciais na construção da identidade docente.
Abstract: The teaching-learning of English language, the teaching identity of the English teacher and the construction of this identity are crucial subjects, nowadays discussed by diverse areas of studies. Considering the complex teaching-learning system, we must take into account, especially when dealing with foreign language teaching, the importance of studying teaching approaches as these increasingly seek to provide a better result in this system. In order to better focus and conceptualize teaching approaches, we support the studies of Richards and Rodgers (1999), Almeida-Filho (1993), Oliveira (2014), Silveira (1999), Vilaça (2008) and Sousa e Soares; on the basis of which we shaped our idea of approach and brought its historical importance to language teaching. Also, the teaching approaches and the construction of their identity (GATTI, 1996; GUIMARÃES, 2004; NÓVOA, 1992), since the perception of oneself in pedagogical practice has implications in the teaching-learning process of the English language. Because of this, it was necessary to ask: What is the English teacher's approach to his teaching identity, recorded in dialogues diaries? We used the dialogue diaries (ZABALZA, 2004; HAMMOUTI, 2002; DIAS, 2011; MACHADO, LOUSADA and ABREU-TARDELLI, 2007) to analyze the teaching approach and its influence on teacher identity construction. After analyzing the excerpts taken from the dialogue diaries, we noticed that there is a predominance of the traditional/grammatical approach to teaching, but we also perceive the presence of the communicative approach, once the first one is already well established as part of an identity already formed up the production of the diaries, the second is the most important in the (re)construction of a new act, an identity that is in the process of being built. In this way, we perceive the diaries as a potential instrument for the perception of the teaching activity, as well as an unparalleled source for identification and presentation of the main teaching approaches that are presented as essential pillars in the construction of the teaching identity.
Keywords: Abordagem
Identidade
Diários
Docência
Língua Inglesa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Caraúbas
Citation: Silva (2019) (SILVA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5105
Issue Date: 6-Aug-2019
Appears in Collections:Letras Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA_MONO.pdf865.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.