Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5214
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Artemis: realidade aumenta e gamificação para ensino de arquitetura de computadores com mips
metadata.dc.creator: Silva, Geofrangite Câmara da
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Sílvio Roberto Fernandes de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Leiva Casemiro
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Paulo Gabriel Gadelha
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Ricardo dos Santos
metadata.dc.description.resumo: Os simuladores são ferramentas desenvolvidas com o intuito de aumentar o nível de abstração de conteúdos. Eles têm sido de grande importância nos cursos de ciência da computação para o ensino de conteúdos de disciplinas que tratam do hardware, tidas como complexas em termos de aprendizado. No contexto de Organização e Arquitetura de Computadores vários simuladores foram e continuam sendo desenvolvidos, no entanto, eles não apresentam integração com o material de estudo (livro). Neste trabalho é apresentado um simulador da arquitetura do processador MIPS que tem como objetivo permitir maior integração entre o material de estudo e as ferramentas de apoio ao aprendizado. Para isso, o simulador desenvolvido reconhece, por meio da realidade aumentada, as figuras do livro “Organização e Projeto de Computadores” de Patterson e Hennessy, 3ed e as recria como modelos interativos com os quais é possível interagir para facilitar o aprendizado por meio da obtenção de informações e visualização do funcionamento interno do MIPS. Também é proposta uma metodologia de uso com base em gamificação. Foi realizada uma validação, a partir da qual foi verificado que o uso do simulador é capaz de promover uma melhora no desempenho dos alunos. Além disso, os participantes da validação o consideraram muito útil para auxiliar no aprendizado de Organização e Arquitetura de Computadores, acharam que aprenderam muito usando-o e consideraram importante a inclusão da RA e da gamificação para estimular o aprendizado
Abstract: Simulators are tools developed to increase the level of content abstraction. They have been of great importance in the courses of computer science for the teaching of contents of disciplines that deal with the hardware, considered as complex in terms of learning. In the context of Organization and Computer Architecture several simulators have been and continue to be developed, however, do not present integration with the study material (book). This work presents a simulator of the architecture of the MIPS processor that aims to allow greater integration between the study material and the tools to support learning. For this, the developed simulator recognizes, through augmented reality, the figures the figures in Patterson and Hennessy's book "Computer Organization and Design", 3ed and recreates them as interactive models with which it is possible to interact to facilitate learning by obtaining information and visualization of the internal workings of MIPS. A methodology of use based on gamification is also proposed. A validation was performed in which it was verified that the simulator is able to promote improvement in students' performance. In addition, the validation participants considered it very useful to assist in the learning of OCA, felt that they had learned a lot using it and considered it important to include RA and gamification to stimulate learning
Keywords: Realidade aumentada
Gamificação
Arquitetura de computadores
MIPS
Computação e educação
Ferramenta educacional
Augmented reality
Gamification
Computer architecture
MIPS
Computing and education
Educational tool
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: Citação com autor incluído no texto: Silva (2019) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5214
Issue Date: 29-May-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeofrangiteCS_DISSERT.pdf4.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.