Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5227
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Geometria e livros digitais: análise de uma proposta didática com abordagem investigativa
metadata.dc.creator: Oliveira, Luiz Carlos Medeiros de
metadata.dc.contributor.advisor1: Neves, Odacir Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Fabricio de Figueredo
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Marcelo Bezerra de
metadata.dc.description.resumo: Atualmente, muitas pesquisas investigam a prática docente na procura de um ensino e aprendizagem com bons resultados, contudo, ainda são muitas as dificuldades encontradas. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar as contribuições do uso metodológico de atividades investigativas de geometria através de livros digitais para a aprendizagem matemática. Para isso, apresenta como objetivos específicos: elaborar e aplicar uma sequência de atividades sobre as relações que existem entre os ângulos na circunferência; identificar se os alunos conseguem reconhecer e escrever padrões; analisar o desenvolvimento dos alunos quanto à formalização de ideias a partir de padrões e Identificar se os alunos se sentem motivados a participar das atividades. Apresenta-se uma proposta metodológica de como explorar a geometria de forma investigativa, com foco nas relações entre os ângulos em uma circunferência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na observação e interação do autor com os alunos durante a aplicação das atividades e na produção das suas investigações, além de um questionário de opinião. A aplicação das atividades consolidou-se com alunos do ensino médio do Campus Caicó – IFRN. Nos resultados, observou-se a metodologia como aspecto facilitador e motivador da aprendizagem, ressaltando a importância da utilização de estratégias metodológicas diferenciadas
Abstract: Currently, many researches investigate teaching practice in search of teaching and learning with good results, however, there are still many difficulties encountered. In this context, the present work has as general objective to investigate the contributions of the methodological use of research activities of geometry through digital books for mathematical learning. For this, it presents as specific objectives: to elaborate and to apply a sequence of activities on the relations that exist between the angles in the circumference; identify whether students can recognize and write patterns; to analyse the students' development regarding the formalization of ideas from standards; Identify whether students feel motivated to participate in activities. We present a methodological proposal on how to explore geometry in an investigative way, focusing on the relationships between the angles in a circle. It is a qualitative research based on the observation and interaction of the author with the students during the application of the activities and in the production of their investigations, besides an opinion questionnaire. The application of the activities was consolidated with high school students of the Campus Caicó - IFRN. In the results, the methodology was observed as a facilitating and motivating aspect of learning, emphasizing the importance of the use of differentiated methodological strategies
Keywords: Investigação matemática
Livros digitais
Geometria
Ensino de matemática
Ensino e aprendizagem
Mathematical research
Digital books
Geometry
Mathematics teaching
Teaching and learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Citation: Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2019) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5227
Issue Date: 26-Apr-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM MATEMÁTICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LuizCMO_DISSERT.pdf3.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.