Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5371
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ensino de eletricidade e magnetismo orientado por projetos de pesquisa com sucata eletrônica
metadata.dc.creator: Andrade, Francisco Andreázio Lôbo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Carlos Alberto dos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Barbosa, Geovani Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Carlos Alberto dos
metadata.dc.contributor.referee2: Neo, Subenia Karine de Medeiros
metadata.dc.contributor.referee3: Ruiz, Carlos Antônio Lopez
metadata.dc.contributor.referee4: Tahim, Makarius Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Apresenta-se nesta dissertação o planejamento, a elaboração e a testagem de um produto educacional intitulado Ensino de Eletricidade e Magnetismo Orientado por Projetos de Pesquisa com Sucata Eletrônica. A intervenção didática inclui um semestre de aulas convencionais apoiado no livro-texto adotado na escola; investigação de concepções alternativas sobre circuitos elétricos simples, e a utilização de uma sequência didática similar às unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS). Durante o segundo semestre a turma foi dividida em cinco grupos, três dos quais ficaram encarregados de construir uma bobina de Tesla, e os outros dois construíram um detector de metais. Esses equipamentos foram construídos com componentes extraídos pelos próprios alunos, de computadores que se encontravam fora de uso na escola. Ficou evidente o prazer que os alunos tinham na desmontagem dos computadores e na montagem dos equipamentos. Apesar de ao final da intervenção didática os alunos tenham demonstrado razoável conhecimento declarativo, no sentido ausubeliano, muitos deles continuaram apresentando as concepções alternativas exibidas durante o pré-teste. Esse resultado é similar a muitos reportados na literatura, dando conta da forte persistência de algumas concepções alternativas
Abstract: This dissertation presents the planning, elaboration and testing of an educational product entitled Teaching Electricity and Magnetism Oriented by Research Projects with Electronic Waste. The didactic intervention includes a semester of conventional classes supported in the textbook adopted in the school; investigation of misconceptions about simple electrical circuits, and the use of a didactic sequence similar to potentially meaningful teaching units (PMTU). During the second semester the class was divided into five groups, three of which were in charge of building a Tesla coil, and the other two built a metal detector. These equipments were constructed with components extracted by the own students, of computers that were out of use in the school. It was evident the pleasure that the students had in disassembling the computers and in assembling the equipments. Although at the end of the didactic intervention the students showed reasonable declarative knowledge, in the Ausubelian sense, many of them continued to present the misconceptions exhibited during the pre-test. This result is similar to many reported in the literature, accounting for the strong persistence of some misconceptions
Keywords: Ensino de física
Eletricidade
Magnetismo
Ensino orientado por projetos
Sucata eletrônica
Physics teaching
Electricity
Magnetism
Oriented project teaching
Electronic waste
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Citação com autor incluído no texto: Andrade (2018) Citação com autor não incluído no texto: (ANDRADE, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5371
Issue Date: 9-Nov-2018
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FranciscoALA_DISSERT.pdf15.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.