Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5376
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma proposta de ensino de eletrostática no ensino médio auxiliado por ferramentas computacionais
metadata.dc.creator: Melo, Cicero David Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Alexsandro Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Luciana Angélica da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Gurgel, Gustavo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Jefferson Soares da
metadata.dc.description.resumo: Uma forte tendência demonstrada nos estudos do tema em questão é o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), como ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho visa analisar a potencialidade da utilização de ferramentas computacionais (simulações e ferramentas de construção de gráficos) no ensino de eletrostática. Para tanto, o produto educacional foi construído visando sequências didáticas, fundamentadas na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a partir da simulação Cargas e Campos do PhET da Universidade do Colorado. Também foi elaborado, como parte do Produto, o material de apoio ao professor de Física, visando a repetição das atividades desenvolvidas nesta pesquisa ou a elaboração de novas atividades. O Produto foi aplicado na E.E.M. Governador Adauto Bezerra de Iguatu-CE, com alunos do ensino médio. Os resultados de aprendizagem, obtidos através da análise do pré-teste e pós-teste, sugerem eficácia do Produto Educacional. Isto pode levar a conclusão de que o uso das TDICs, alinhado com a utilização de Mapas Conceituais no ensino de Eletrostática, demontram considerável potencialidade
Abstract: A strong tendency demonstrated in the studies of the subject in question is the use of the digital technologies of information and communication (TDICs) as tools of support in the process of teaching and learning. The present work aims to analyze the potential of the use of computational tools (simulations and graphing tools) in the teaching of electrostatics. For this, the educational product was constructed aiming at didactic sequences, based on the theory of Significant Learning of David Ausubel, from the PhET Loads and Fields simulation of the University of Colorado. Also, as part of the Product, the material to support the Physics teacher was developed, aiming at the repetition of the activities developed in this research or the elaboration of new activities. The product was applied in E.E.M. Governor Adauto Bezerra de Iguatu-CE, with high school students. The learning outcomes obtained through the pre-test and post-test analysis suggest the effectiveness of the Educational Product, which may lead to the conclusion that the use of TDICs in line with the use of Conceptual Maps in the teaching of Electrostatics demonstrates considerable potentiality
Keywords: Eletrostática;
TDIC
; Cargas e campos.
Electrostatics
DICT
Loads and fields
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Citação com autor incluído no texto: Melo (2018) Citação com autor não incluído no texto: (MELO, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5376
Issue Date: 23-Mar-2018
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CiceroDPM_DISSERT.pdf7.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.