Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5403
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uso de um manual didático com demonstrações experimentais simples para aulas de física
metadata.dc.creator: Farias, Bárbara
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Jusciane da Costa e
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Milton Thiago Schivani
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Geovani Ferreira
metadata.dc.description.resumo: É sabido que as aulas com experimentos físicos podem motivar e despertar o interesse dos estudantes da educação básica em aulas de Ciências/Física. Contudo, para o professor, está cada vez mais difícil incluí-las no seu planejamento. O ensino de Física há bastante tempo vem enfrentando grandes desafios, como a falta de interesse dos alunos, falta de estrutura física e de materiais nas escolas para elaboração de aulas experimentais, além de pouco tempo pedagógico em sala de aula para realizá-las. Uma opção viável para diminuir essas limitações seria a inserção de aulas com demonstrações experimentais de baixo custo. Nesta dissertação será apresentado todo o procedimento de construção e aplicação de um produto educacional, com o título de Manual de Demonstrações Experimentais Simples Para Aulas de Física, o qual visa auxiliar na elaboração de aulas com experimentos demonstrativos utilizando materiais de baixo custo ou recicláveis, a fim de despertar o interesse dos alunos pelas aulas de Física. O manual é constituído de 20 demonstrações experimentais que envolvem conteúdos desde a Mecânica até o Eletromagnetismo, os quais poderão ser realizados paralelamente à exposição do conteúdo. Cada demonstração apresenta o conteúdo abordado dentro da Física, uma breve fundamentação teórica, o material necessário, ilustrações e uma proposta de uso que envolve alguns questionamentos. Não é intenção deste produto disponibilizar sequências didáticas ou planos de aula prontos, mas sim, apresentar uma demonstração experimental que poderá ser adicionada ao plano de aula do professor. O manual foi utilizado por professores de Física do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade de Aracati, de maneira livre, dentro de suas aulas. Os resultados foram analisados do ponto de vista dos alunos por meio de enquetes e discussões em grupo. Por fim, foi concluído que o produto educacional contribuiu bastante com o interesse dos alunos pelas aulas de Física e com o processo de ensino e aprendizagem, além de auxiliar no planejamento da aula de Física junto aos professores.
Abstract: It is known that classes with physical experiments can motivate and arouse the interest of basic education students in Science / Physics classes. However, for the teacher, it is increasingly difficult to include them in his planning. Physics teaching has been facing great challenges for a long time, such as lack of interest from students, lack of physical structure and materials in schools to prepare experimental classes, in addition to little pedagogical time in the classroom to perform them out. A viable option to reduce these limitations would be the insertion of classes with low cost experimental demonstrations. In this dissertation, the entire procedure for building and applying an educational product will be presented, titled Manual for Simple Experimental Demonstrations for Physics Classes, which aims to assist in the preparation of classes with demonstrative experiments using low-cost or recyclable materials, in order to arouse students' interest in Physics classes. The manual consists of 20 experimental demonstrations involving content from Mechanics to Electromagnetism, which can be carried out in parallel with the exposure of the content. Each demonstration presents the content covered within Physics, a brief theoretical foundation, the necessary material, illustrations and a proposal for use that involves some questions. It is not the intention of this product to provide ready-made teaching sequences or lesson plans, but rather to present an experimental demonstration that can be added to the teacher's lesson plan. The manual was used by physics teachers from public and private schools in the city of Aracati, freely, within their classes. The results were analyzed from the students' point of view through surveys and group discussions. Finally, it was concluded that the educational product contributed greatly to the students' interest in Physics classes and to the teaching and learning process, in addition to assisting in the planning of the Physics class with teachers.
Keywords: Ensino de Física
Práticas Demonstrativas
Manual de Demonstrações
Physics Teaching
Demonstrative Practices
Demonstrations Manual
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Citação com autor incluído no texto: Farias (2019) Citação com autor não incluído no texto: (FARIAS, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5403
Issue Date: 1-Nov-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BárbaraNMF_DISSERT.pdf3.28 MBAdobe PDFView/Open
BÁRBARA NICELLE MACIEL FARIAS.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.