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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Doctraining mobile: um jogo sério para treinamento de estudantes de medicina em casos clínicos
metadata.dc.creator: Oliveira, Everton Jales de
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendes Neto, Francisco Milton
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Monteiro, Bruno de Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: Aranha, Eduardo Henrique da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Cicília Raquel Maia
metadata.dc.description.resumo: A rápida expansão da rede de faculdades de medicina trouxe um défice na qualidade de ensino, devido à falta de infraestrutura e recursos em algumas universidades, prejudicando, assim, a formação teórica e prática dos alunos. Porém, com os avanços significativos das tecnologias móveis nos últimos anos, as instituições de ensino estão a proporcionar novos contextos e oportunidades de aprendizagem e ensino Como exemplo, pode-se citar a crescente utilização de jogos sérios como ferramenta educacional. Os jogos digitais, além dos seus aspectos lúdicos e motivacionais, possuem potencial para o desenvolvimento de diversas competências, no entanto, ainda são pouco aproveitados no ensino formal. Com base neste contexto, foi feito um levantamento de dados com professores de medicina da UFERSA, com o intuito de investigar novas necessidades tecnológicas voltadas para o ensino e aprendizagem de estudantes de medicina e, com isso, foi possível extrair requisitos que resultou desenvolvimento de um jogo sério intitulado DocTraining Mobile. O jogo foi desenvolvido para smartphones, com o objetivo de maximizar o autoaprendizado dos alunos de medicina em casos clínicos e assuntos em gerais da área. O projeto foi dividido em duas fases. A primeira envolve as atividades de concepção e desenvolvimento do jogo e, na segunda, as atividades de coleta e análise de dados para o processo de avaliação do aprendizado e validação do jogo, por meio do método TAM (Technology Acceptance Model). Os resultados mostraram índices positivos em termos de satisfação do jogo, com a maioria dos alunos avaliando positivamente tanto a facilidade de uso quanto a utilidade percebida, em termos de aprendizagem. Não foi possível obter resultados conclusivos em termos de ganhos na aprendizagem dos alunos, mas os testes mostraram indícios de ganhos de conhecimento. Como contribuição no âmbito da computação, tem-se a concepção e desenvolvimento do DocTraining Mobile. Já no âmbito educacional, tem-se a validação do uso de um jogo sério com alunos de medicina, com foco no aprendizado de casos clínico, além de outros assuntos da área.
Abstract: The rapid expansion of the network of medical schools brought a deficit in the quality of teaching, due to the lack of infrastructure and resources in some universities, thus hampering the theoretical and practical training of students. However, with the significant advances in mobile technologies in recent years, educational institutions are providing new contexts and opportunities for learning and teaching. As an example, we can mention the growing use of serious games as an educational tool. Digital games, in addition to their playful and motivational aspects, have the potential for the development of many skills; however, they are still little used in formal education. Based on this context, a data survey was carried out with medical professors from UFERSA, to investigate new technological needs aimed at teaching and learning medical students, and, with that, it was possible to extract requirements that resulted in the development of a serious game called DocTraining Mobile. The game was developed for smartphones, with the objective of maximizing medical students' self-learning in clinical cases and general subjects in the area. The project was divided into two phases. The first involves the design and development activities of the game and, in the second, the activities of data collection and analysis for the process of learning evaluation and validation of the game, using the TAM (Technology Acceptance Model) method. The results showed positive indices in terms of game satisfaction, with most students positively evaluating both the ease of use and the perceived usefulness, in terms of learning. It was not possible to obtain conclusive results in terms of gains in student learning, but the tests showed evidence of gains in knowledge. As a contribution in the field of computing, there is the conception and development of DocTraining Mobile. In the educational field, there is the validation of the use of a serious game with medical students, with a focus on learning clinical cases, in addition to other subjects in the area.
Keywords: Jogos Sério
Autoaprendizagem
Aprendizagem Móvel
Medicina
Casos Clínicos
Serious Games
Self-Learning
Mobile Learning
Medicine
Clinical Cases
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2020) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5412
Issue Date: 31-Mar-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

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