Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5414
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Abordagem experimental para aulas de circuitos de corrente contínua utilizando placa protoboard em turmas do ensino médio
metadata.dc.creator: Sousa, José Alisson Freitas de
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Luciana Angélia da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Alexsandro Pereira de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jusciane da Costa e
metadata.dc.contributor.referee3: Pinheiro, Hudson Pacheco
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho traz uma proposta de abordagem experimental para o ensino de circuitos elétricos, utilizando uma placa de Protoboard e elementos simples como LEDs e um multímetro, abordado no Ensino Médio. Ele visa uma complementação da parte teórica utilizando recursos a preços acessíveis e que abordam toda a extensão desse conteúdo. Uma de suas vantagens é que, por ser compacto, pode ser portado sendo possível sua demonstração em qualquer local, o que é ideal para escolas que não possuem laboratório ou quando o mesmo não é funcional. Durante a condução de produção e aplicação do material, pudemos perceber, além da melhoria de rendimento das turmas, um aumento na motivação dos discentes e docentes para os assuntos tratados. Esse resultado foi obtido através da aplicação de várias práticas,contemplando mais de cem alunos e uma pesquisa com oito professores que trabalham em escolas públicas nos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte.
Abstract: This work presents a proposal for an experimental approach to the teaching of electrical circuits, using a Protoboard board and simple elements like LEDs and a multimeter, approached in High School. It aims at complementing the theoretical part using resources at affordable prices and addressing the full extent of this content. One of its advantages is because it can be compact, it can be taken to any location and its demonstration possible in any place, which is ideal for schools that do not have a laboratory or when it is not functional. During the conduction of production and application of the material we could see beyond the improvement of class performance an increase in the motivation of students and teachers for the subjects discussed. This result was obtained through the application of several practices involving more than one hundred students and a research with eight teachers working in public schools in the state of Ceará and Rio Grande do Norte.
Keywords: Professores
Experimentos
Baixo custo
Física
Eletricidade
Professores
Experimentos
Baixo custo
Física
Eletricidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Citação com autor incluído no texto: Sousa (2018) Citação com autor não incluído no texto: (SOUSA, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5414
Issue Date: 23-Mar-2018
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoséAFS_DISSERT.pdf3.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.