Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5454
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A cultura popular da literatura de cordel no estudo dos fenômenos óticos em nível de ensino médio
metadata.dc.creator: Araújo, Francisco Vanderli de
metadata.dc.contributor.advisor1: Maia Junior, Francisco Franciné
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Geovani Ferreira
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa mostra a aplicação dos folhetos de cordéis no ensino de Física. Deve-se fugir do tradicionalismo do ensino que ainda é utilizado nas salas de aulas e mostrar novas ferramentas para tornar a aprendizagem mais efetiva, dessa forma, serão utilizados folhetos de como ferramenta para o ensino de Física. Esse trabalho tem como objetivo geral, mostrar a ferramenta da literatura de cordel aplicada no ensino de Física, no nível de ensino médio, e verificar se a sua utilização pode melhorar a aprendizagem dos discentes na disciplina de Física, especificamente nos conteúdos de óptica geométrica. Nessa pesquisa, utilizou-se a teoria da aprendizagem mediadora de Lev Vygotsky, onde os alunos (sujeitos centrais da aprendizagem) estudavam os cordéis, e através de debates discutiam a Física presente neles, nessa teoria os alunos são os protagonistas e o professor é apenas um mediador do processo. Foram aplicados folhetos de cordéis sobre os conteúdos de óptica geométrica (Conceitos iniciais de óptica, Espelhos Planos e Leis da Reflexão, Espelhos Esféricos e Instrumentos Ópticos). Utilizou-se as falas dos alunos durante as aulas e em uma entrevista final para se entender, qualitativamente, o uso dessa ferramenta e a assimilação do conhecimento da Física presente nos folhetos que foram confeccionados sobre o tema de óptica geométrica e aplicados na 2ª série de uma escola pública do estado do Ceará. Com a aplicação dos folhetos nas aulas de Física, chegamos a ótimos resultados na compreensão dos conteúdos. Em virtude dos fatos mencionados, percebe-se que a ferramenta da literatura de cordel pode ser aplicada no ensino de Física e que pode levar os alunos a vanços na aprendizagem.
Abstract: This research shows the application of twine leaflets in the teaching of physics. One must escape the traditionalism of teaching that is still used in classrooms and show new tools to make learning more effective, thus, leaflets will be used as a tool for teaching physics. This work has as general objective, to show the cordel literature tool applied in physics teaching, at the high school level, and to verify if its use can improve the learning of students in the Physics discipline, specifically in the geometrical optics contents. In this research, we used Lev Vygotsky's theory of mediating learning, where students (central subjects of learning) studied the twine, and through debates discussed the physics present in them, in this theory the students are the protagonists and the teacher is only a mediator of the process. Twine leaflets were applied on geometric optics contents (Initial Optical Concepts, Flat Mirrors and Reflection Laws, Spherical Mirrors and Optical Instruments). The students' speeches were used during the classes and in a final interview to understand, qualitatively, the use of this tool and the assimilation of the knowledge of Physics present in the pamphlets that were made on the theme of geometric optics and applied in the 2nd grade. a public school in the state of Ceará. With the application of the leaflets in physics classes, we get great results in understanding the contents. Due to the above mentioned facts, it is clear that the cordel literature tool can be applied in the teaching of physics and can lead students to learning success.
Keywords: Ensino de física
Óptica geométrica
Folhetos de Cordel
Physics teaching
Geometric optics
Cord Flyers
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Citação com autor incluído no texto: Araujo (2019) Citação com autor não incluído no texto: (ARAUJO, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5454
Issue Date: 8-Nov-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FranciscoVA_DISSERT.pdf4.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.