Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5547
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Circuitos elétricos: uma proposta de ensino concebida com base na teoria da formação por etapas das ações mentais e dos conceitos de galperin
metadata.dc.creator: Damaceno, José Aécio Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Ruiz, Carlos Antônio López
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Marcelo Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Sorrentino, Taciano Amaral
metadata.dc.contributor.referee3: Borba, Gilvan Luiz
metadata.dc.description.resumo: Os circuitos elétricos fazem parte do conteúdo de Física no ensino médio, no entanto, como mostrou a revisão sistemática realizada nas principais revistas de Ensino de Física do Brasil, no banco de dissertações de Mestrado Profissional em Ensino de Física das universidades consolidadas nesta área têm demonstrado que há carência em estudos que contemplem conteúdos de instalações elétricas residenciais diretamente relacionados a circuitos elétricos. Nesse trabalho, realizado no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), no polo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da cidade de Mossoró, situada no Rio Grande do Norte, apresenta-se uma sequência didática, abordando os seguintes conteúdos: corrente elétrica; Leis de Ohm; Associação de resistores; Potência elétrica em circuitos; medidas de grandezas elétricas como: tensão elétrica (diferença de potencial) e intensidade de corrente. Foram adotados como referencial teórico textos de Galperin (2009); Vygotsky (1998); Vygotsky; Luria; Leontiev (2018); Nuñez; Pacheco (1998); Nuñez; Ramalho (2018); e orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM (Brasil, 2002). Sua implementação ocorreu no laboratório de Física do Colégio Estadual Liceu de Caucaia, em Caucaia, no Ceará, com duas turmas do terceiro ano noturno, através da realização de cinco encontros, com duas aulas cada, perfazendo um total de dez aulas. A sequência didática foi projetada através de aulas motivadoras, dinâmicas, participativas e interativas, mediadas pela intervenção do professor, com o objetivo de propiciar aos alunos uma aprendizagem significativa, valorizando, sobretudo, os seus conhecimentos prévios. Os resultados das atividades desenvolvidas indicam para o cumprimento dos objetivos e estratégias elaboradas para a sequência didática, comparando os resultados dos pré-testes e pós-testes realizados pelos alunos
Abstract: The electrical circuits are part of the content of Physics in high school, however, as shown by the systematic review carried out in the main magazines of Physics Education in Brazil, in the bank of Professional Master's theses in Physics Teaching of the consolidated universities in this area have demonstrated that there is a lack of studies that contemplate contents of residential electrical installations directly related to electrical circuits. This work, carried out within the scope of the National Professional Master's Degree in Physics Teaching (MNPEF), at the center of the Federal Rural University of the Semi-Arid (UFERSA), in the city of Mossoró, located in Rio Grande do Norte, presents a didactic sequence , addressing the following contents: electric current; Ohm's laws; Resistors association; Electrical power in circuits, measurements of electrical quantities such as: electrical voltage (potential difference) and current intensity. Galperin's (2009) texts were adopted as a theoretical framework; Vygotsky (1998); Vygotsky; Luria; Leontiev (2018); Nuñez; Pacheco (1998); Nuñez; Ramalho (2018); and guidelines of the National Curriculum Parameters for Secondary Education - PCNEM (Brasil, 2002). Its implementation took place in the Physics laboratory of the Colégio Estadual Liceu de Caucaia, in Caucaia, Ceará, with two classes of the third night year, through the realization of five meetings, with two classes each, making a total of ten classes. The didactic sequence was designed through motivating, dynamic, participatory and interactive classes, mediated by the teacher's intervention, in order to provide students with meaningful learning, valuing, above all, their previous knowledge. Understanding the scientific concepts of physical quantities, such as electric current, power, resistance, energy, among others, is of paramount importance for students, whether in the professional field, or in their daily practices. It was observed in the results of the activities developed that the objectives and strategies developed for the didactic sequence were successful, comparing the results of the pre-tests and post-tests performed by the students
Keywords: Ensino de Física
Teoria de Galperin
Circuitos elétricos
Physics teaching
Galperín's theory
Electric circuits
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Damaceno (2020) (DAMACENO, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5547
Issue Date: 20-Jun-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoséAVD_DISSERT.pdf3.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.