Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5575
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: 4P’S da inovação: estudo de caso em um hotel localizado em Mossoró/RN
metadata.dc.creator: Sousa, Carla Viviane da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Correia , Ana Maria Magalhães
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Suely Xavier dos
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Jéssica Danielle de Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Nos dias contemporâneos as empresas vêm passando por transformações para melhorar o seu desempenho organizacional. A inovação surge com a criação de algo novo ou melhoria do que já existe, podendo ser em produtos ou processos. Dessa forma a presente pesquisa se propôs a analisar o processo de inovação por meio dos 4P’s da inovação em um hotel localizado em Mossoró/RN, e especificamente: identificar o perfil dos gestores na empresa estudada; analisar a dimensão propósito da inovação; analisar a dimensão processos da inovação; analisar a dimensão pessoas da inovação e analisar a dimensão políticas da inovação. Classifica-se, metodologicamente, como uma pesquisa aplicada de caráter qualitativa, fundamentada nas pesquisas descritiva e exploratória, que através de um levantamento foi possível encontrar informações sobre o tema em questão. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas junto aos gestores da empresa estudada. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. A análise dos dados se deu por intermédio da análise de conteúdo com o auxílio do software ATLAS.ti, o qual permitiu a criação de códigos e redes para análise. Os resultados indicam que todos os gestores percebem a necessidade de inovação e buscam por novos projetos para criar um diferencial competitivo, apesar de não estarem totalmente em sintonia com os 4P’s da inovação (propósito, processos, pessoas e políticas). A conclusão indica que a empresa precisa estabelecer um diferencial competitivo com o desenvolvimento de novos projetos para atrair mais clientes e assim garantir a sua competitividade.
Keywords: Processo
Inovação
Setor Hoteleiro
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Citation: Citação com autor incluído no texto: Sousa (2017) Citação com autor não incluído no texto: (SOUSA, 2017)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5575
Issue Date: 16-Oct-2017
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CarlaVSS_MONO.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.