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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Modelo multicritério de apoio à decisão em grupo para priorização de ordens de serviço de manutenção corretiva em uma empresa de transporte e logística
metadata.dc.creator: Mota, Wellerson Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Peixoto, Joana Karolyni Cabral
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Gonçalo, Thomas Edson Espíndola
metadata.dc.contributor.referee1: Peixoto, Joana Karolyni Cabral
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalo, Thomas Edson Espíndola
metadata.dc.contributor.referee3: Carmo, Breno Barros Telles do
metadata.dc.description.resumo: Em empresas de transporte e logística, a manutenção tem um valor estratégico, pois representa uma parte considerável de suas estruturas de custos e tomadas de decisão são constantemente enfrentadas nos diferentes níveis hierárquicos, onde sua velocidade e assertividade são fundamentais para a competitividade da organização. Este estudo propõe um modelo multicritério para apoiar a tomada de decisão em grupo com o objetivo de classificar as ordens de manutenção corretiva. A pesquisa foi aplicada em uma empresa de transporte e logística cujo foco é o transporte de betumes. O modelo desenvolvido é replicável nas rotinas da oficina, onde as prioridades entre os reparos precisam ser constantemente revisadas. Foi proposto um modelo de três etapas, utilizando o método AHP para determinação dos pesos, o método TOPSIS para a geração dos rankings individuais e o procedimento Borda para a agregação final dos resultados, gerando o ranking final. Observou-se durante o processo de tomada de decisão o alinhamento entre os diferentes níveis organizacionais sobre a estratégia de manutenção adotada pela empresa, indicando a necessidade de alinhamento entre eles.
Abstract: In transport and logistics companies, maintenance has a strategic value, since it represents a considerable part of their cost structures and decision making is constantly faced at the different hierarchical levels where their speed and assertiveness are fundamental for competitiveness. This study proposes a multicriteria model to support group decision making aiming to rank corrective maintenance orders. The research was applied at a transport and logistics company which focuses on bitumens transports. The model developed is replicable in the routines of the workshop where the priorities between repairs constantly need to be revised. It was proposed a three-step model, using the AHP method for determining the weights, the TOPSIS method for the generation of the individual rankings and the Borda procedure for the final aggregation of results, generating the final ranking. It was observed during the decision-making process the alignment between the different organizational levels over the maintenance strategy adopted by the company, indicating the need for alignment between them.
Keywords: MCDA
manutenção
AHP
TOPSIS
borda
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Engenharias - CE
Citation: Mota (2020) (MOTA, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5700
Issue Date: 3-Feb-2020
Appears in Collections:Engenharia de Produção

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