Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6131
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Tecnologia versus desempenho educacional: um estudo sobre a performance das escolas
metadata.dc.creator: Lima, José Victor Cosme de
metadata.dc.contributor.advisor1: Nogueira, Lauro César Bezerra
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Adriano David Monteiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto Filho, Jorge Luís de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Nogueira, Lauro César Bezerra
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como principal objetivo investigar qual a influência das ferramentas tecnológicas no desempenho das escolas brasileiras. Para tanto, utilizou-se dados da Provinha Brasil - 90 ano - referente ao período de 2013. A metodologia utilizada é denominada método de efeito tratamento e baseia-se na inferência de distribuições contrafatuais. Os principais resultados indicam que os fatores tecnológicos tem grande importância nos resultados educacionais. Porém, observaram-se resultados heterogêneos conforme região e ponto da distribuição. Especificamente, no Nordeste a contribuição do arcabouço cai pela metade. Por exemplo, o efeito do acesso a internet de banda larga para o Brasil é de 3,4% nas escolas que obtiveram desempenho médio contra 1,7% para escolas na mesma situação.
Abstract: This study has as main objective to investigate the influence of technological tools on the performance of Brazilian schools. For this purpose, data from the Brazil Province - 90 years - were used for the period of 2013. The methodology used is called the effect treatment method and is based on the inference of counterfactual distributions. The main results indicate that technological factors have great importance in educational outcomes. However, heterogeneous results were observed according to region and point of distribution. Specifically, not the Northeast the contribution of the framework falls in half. For example, the effect of broadband internet access for Brazil is 3.4% in schools that have achieved an average performance against 1.7% for schools in the same situation.
Keywords: Tecnologia
desempenho nas escolas
IDC
technology
performance of school
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Exatas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros
Citation: Lima(2017) (LIMA,2017)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6131
Issue Date: 9-May-2017
Appears in Collections:Ciência e Tecnologia PAU NOVO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoséVCL_MONO.pdf891.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.